Powered By Blogger

terça-feira, dezembro 20, 2005

Se Jesus não tivesse nascido...

Todos, mais ou menos, temos como dado adquirido que o cristianismo é a base em que assenta a nossa civilização ocidental e em especial a portuguesa, mas de certeza que poucos já fizeram a questão: e se Jesus não tivesse nascido, como cremos há 2005 anos?
  • Que língua falaríamos?
  • Como seria a nossa estrutura social?
  • Haveria direitos humanos, das mulheres e das crianças?
  • Que monumentos teríamos?
  • Como seriam as nossas bandeiras nacionais?
  • Que nomes teriam as nossas terras?
  • Como seríamos chamados?
  • Haveria União Europeia?
  • Será que haveriam Constituições?
  • Que festas e feriados teríamos?

Estas e muitas outras questões dão muito que pensar e abrem a nossa imaginação a uma multiplicidade de respostas. Depois de respondermos a isto, talvez vejamos Jesus em muitas coisas das nossas vidas.

Sérgio Carvalho in http://novostempos.blogs.sapo.pt/

7 comentários:

  1. Bom, se Jesus não tivesse nascido, tinha que nascer. Não?

    ResponderEliminar
  2. De facto tudo seria bem diferente,
    -Estaria a falar hebaico ou árabe
    -Teria várias esposas e muitos filhos
    -Seria comerciante de especiarias
    -Teria uma mesquita ou una sinagoga na minha terra
    -Teria uma bandeira sem as chagas de Cristo mas talvez com um crescente de lua
    -Chamar-me ia Isma*el
    -Não haveria união nenhuma...

    ResponderEliminar
  3. Se Jesus não tivesse nascido tudo seria diferente.
    O mundo evoluiu muito por causa da sua mensagem.
    Que esta penetre na vida de cada um de nós.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  4. É verdade, se Jesus não tivesse vindo ao mundo tudo seria diferente. Para pior!
    Demos graças a Deus e que Ele nos converta a todos!
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  5. Como costumamos dizer, uns aos outros, na brincadeira, eu digo que "se Jesus não tivesse nascido, tinha de ser inventado".

    Aproveito para desejar a todos em geral que frequentam este espaço e, em especial, aos Padres Inquietos e ainda, para nao ter de correr outras capelinhas, daqui enviar também para Vítor Mácula, Goldmundo, MC, CA, Mariano, Crer para Ver, etc.:
    Um SANTO NATAL que perdure por 365 dias do ano, sinceramente, em nossos corações!
    Que toda a diferença de opinião não seja mais que o colorido de um belo arco-iris, cujas cores, todas diferentes, todas belas, nos una numa mesma direcçao do Amor em
    Cristo e ao Próximo, na contemplaçao do Céu!

    Presenteia-vos, com um poema lindíssimo, esta grande pecadora, muitas vezes com atitudes pouco cristãs que, não obstante, o traz consigo, há anos, no fundo da bolsa, ternamente esquecido, é certo, entre a tralha que diariamente a acompanha:

    "O Hóspede Divino"

    Eu abro as portas do meu coração
    Para atender uma voz que chama.
    Mas ao abrir, meu Deus, quanta emoção,
    Sobre a minh'Alma aflita se derrama!
    Na escuridão da noite fria, envolto em Luz,
    Eu vejo à minha porta, o Meu Senhor jesus!

    "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
    Um Jantar Divino Eu trago ao teu abrigo,
    Eis que estou à tua porta e bato,
    Se a abrires cearei contigo.
    E assim unidos nessa Refeição,
    Bem junto ao Meu, terás teu coração".

    Agora Cristo é o dono da minh'Alma,
    É a radiante Estrela da Manhã,
    Que traz ao Mundo a Luz do Amor,
    Que faz do Mundo uma só Alma Irmã.
    Ah!, amigo, só a Santidade importa,
    Quando Jesus bater à tua porta!
    (Autor Desconhecido)

    ResponderEliminar
  6. Mas nasceu e às vezes não consegue nascer no coração daqueles que dizem que Nele acreditam e que O seguem!
    Um santo Natal para todos!
    Beijinho,

    ResponderEliminar
  7. Caro(s) Padre(s) Inquieto(s)

    Um óptimo natal, com comunhão e renascimento constante.

    Abraço!

    ResponderEliminar