Powered By Blogger

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Prendas para o Natal 2005

Menino Jesus,
Alguém me pediu para te enviar uma lista de prendas capazes de nos trazer um pouco mais de esperança e bem-estar.
No pressuposto de que não terás tempo nem paciência para enfrentar aquelas infindáveis filas à boca da caixa de pagamento para contar e pagar pacotes sem fim nalgum dos imensos centros comerciais, vou tomar a liberdade de Te fazer “pedidos acessíveis e ao Teu alcance”.
Cá vão eles:
  1. Andamos todos preocupados com a falta de natalidade. Sem crianças ao nosso lado, nas nossas casas, nas nossas escolas, nas nossas cidades, parece que o mundo fica mais triste! Vê lá o que podes fazer para que mais crianças possam nascer e saborear a alegria de VIVER.
  2. Pensa no grande número de portugueses que não têm trabalho que lhes permita ganhar honradamente o seu pão e noutros muitos que vivem com o coração nas mãos, com receio de, a qualquer momento, poderem receber ordem de desemprego. Arranja um jeito de nos encontrar uma nova geração de empresários que nos façam reviver a experiência de um novo ciclo de “descobrimentos” doutros tempos, em novos moldes, capazes de avivarem em nós o espirito do “nobre povo, de nação valente e imortal” que ainda cantamos no nosso hino!
  3. Já agora, se puderes encontrar um “medicamento miraculoso” capaz de curar a gula insaciável de quantos fazem dos remédios e da saúde dos portugueses um “tráfico de lucros escandalosos” à custa de milhares e milhares de pobres, sobretudo idosos, que tiram à boca para pagar na farmácia ou no hospital, com risco de às vezes serem chamados quando já foram desta para melhor, seria uma rica prenda!
  4. Meu caro Menino Jesus: permite que acrescente ainda a esta lista de pedidos de prendas tantos milhares de jovens que tanto esperavam da vida e da sociedade e se sentem desiludidos com falta de oportunidades para construírem o seu futuro, de pais amigos e confidentes, de amigos do peito que os não conduzam por caminhos tortuosos e sem destino seguro.
  5. Apesar de saber que nesta quadra natalícia o lendário Pai Natal não Te dará descanso com tantos pedidos, ouso chamar-Te a atenção para uma “ameaça de intolerância religiosa” que anda a rondar este bom povo português, para já de forma encapotada e a pretexto de um crucifixo Teu, mas com tendência a propagar-se a outros níveis. A gente sabe que nos mandaste perdoar, mas uma pessoa não é de ferro e também temos presente o Teu apelo de sermos na sociedade “sal, fermento e luz”! Se fosse possível enviar-nos um “sinal” que permitisse fazer-nos compreender que leis com legitimação legal não se sobrepõem a princípios eticamente inscritos no coração das pessoas e nas civilizações e culturas dos povos... isto é que seria uma rica prenda!

Aproveito para Te apresentar um bom Natal, que tenhas mais sorte agora do que tiveste em Belém, onde Te viste obrigado a ir buscar entre os animais do presépio o calor humano que os homens Te negaram.

Pe. José Maia

6 comentários:

  1. Bom dia.
    Só para perguntar se já terão lido o Comunicado da Comissão Permanente Conferência Episcopal Portuguesa sobre a "retirada dos Crucifixos".
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É bom que todos leiamos o que o D. Carlos disse. A começar por mim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Fixas-te na polémica dos crucifixos, mas não te esqueças que o Pe. Maia traz à baila outros temas. Quanto ao Comunicado da CEP também está aqui citado.
    O objectivo é trazer à ribalta os temas actuais para ouvirmos as vossas opiniões. Não significa que partilhemos tudo a 100%. Ninguém tem a verdade toda!
    Um abraço e BOM NATAL.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem a pergunta mas o comunicado da CEP está integralmente publicado na net? Só encontro apontadores para notícias sobre o assunto, com citações curtas.

    ResponderEliminar
  5. Where did you find it? Interesting read » »

    ResponderEliminar