Powered By Blogger

sexta-feira, dezembro 02, 2005

POLÉMICA DOS CRUCIFIXOS NAS ESCOLAS - Comentário do colega Palheirense

Segundo a Ministra da Educação, o seu ministério não emitiu nenhuma directiva para que fosse retirada qualquer cruz de qualquer escola e que seriam as comunidades locais a decidir. Ora, pelo que já li, não foi isso que se passou. Foi uma organização ligada à maçonaria que requereu a sua retirada.
Ainda segundo a Ministra a directiva, embora enquadrada na lei, teve origem num organismo regional do Ministério. Ora se essa decisão foi tomada em função de requerimento dessa tal organização, onde está o respeito pelas comunidades locais?
Nós cristãos é que andamos um pouco anestesiados pois se essas comunidades, que penso a grande maioria seja cristã, se afirmassem na manifestação da sua cultura e fé, não se acomodariam a que uma organização maçónica decidisse o que era bom ou mau para os seus filhos.
É uma verdade objectiva e insufismável que a civilização europeia assenta em valores Judaico/Cristãos por muito que custe a alguns "iluminados" dos nossos tempos. Os conceitos de justiça, os valores humanos, as leis e tudo o mais em que assenta a nossa civilização têm como fonte a Bíblia.
Eles podem estrebuchar, espernear tentar vender outras coisas aberrantes como se fossem normais como as relações, casamentos, adopções entre pessoas do mesmo sexo e outras que agora não me lembro, que nunca conseguirão apagar isso da história. Nem sequer percebem que a liberdade de terem essas opiniões resulta dos valores Judaico/Cristãos.
Já alguêm aqui perguntou porque não retiram também as estátuas de Santos colocadas nos locais públicos e as 5 chagas da nossa bandeira ao que eu acrescentaria porque não destruír o mosteiro dos Jerónimos, o mosteiro de Alcobaça o mosteiro da Batalha o convento de Cristo e outros monumentos marcantes da nossa história e da nossa fé?
Começa a faltar a "pachorra" para aturar esta gente.
Saudações a todos.

11 comentários:

  1. E porque é que grande parte das mesquitas e de algumas sinagogas foram transformadas em igrejas católicas em várias partes do nosso país? Toda a gente sabe que a história de Portugal cultua muitos santos que eram simplesmente símbolos pagãos. Grande parte das imagens de virgens e santos assim eram. Mas história é história e história está sempre a rescrever-se. Eu continuo a achar que num país laico, o Estado deve pagar para a instrução dos naturais e contribuintes desse país; o que diz respeito a religiões devia ser totalmente separado e da responsabilidade de cada uma delas. Mais uma vez "A César o que é de César"; e isto deveria ser extensido a todas as religiões; ninguem deveria ter simbolos nas escolas.Ninguém deveria ter símbolos nos locais públicos, referentes a quqlquer religião. Isso deveria ser reservado aos lugares de culto de cada um e às suas próprias casas e igrejas, quando o entendessem. Acho que democracia passa por respeitar os direitos e os deveres de cada um e a melhor forma de respeitar é o nem formular questiúnculas àcerca de simbolos ou o que quer que seja que diga respeito a religiões. Direi o mesmo da politica! Todos nós temos o direito de ser tudo o que quisermos num país democrático - menos terroristas!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de perguntar a "mulher". Porque deseja ser coerente: também deve pedir que sejam retiradas as cinco chagas da Bandeira Portuguesa? Que o Cristo Rei de Almada seja destruido? Que as cruzes dos cemitérios sejam retiradas? Que as aulas EMRC sejam retiradas das escolas? Que a transmissão da Eucaristia Dominical na televisão publica seja cancelada? Que as procissões não saiam à rua? Que as festas religiosas e romarias acabem?
    Tem muito por onde escolher... despache-se senão vai chegar atrasada... Espero que a ditadura de uma minoria não acabe por se impor à maioria.

    ResponderEliminar
  3. Também não queremos que a "ditadura da maioria" atrofie a minoria. Não me parece justo já que se se evocou a justiça. E se em vez de querer que fossem retiradas as cinco chagas da Bandeira Portuguesa, quisesse que colocassem a estrela de David em vez da esfera armilar? E se em vez de querer que tirassem as aulas de EMRC das escolas, pedisse para que houvesse opção de disciplinas de outras religiões? E se em vez de pedir que a transmissão da Eucaristia Dominical na televisão publica fosse cancelada, eu pedisse que emitissem celebrações de outras religiões presentes no nosso país? Alguma objecção até aqui? Já agora: ter um presidente da república laico, pode ser?... ou terá de corresponder ao ideal judaico/cristão?

    No meio de tudo isto está a neutralidade e o público deve se-lo. O ensino por extensão.

    Outra questão... já que "os conceitos de justiça, os valores humanos, as leis e tudo o mais em que assenta a nossa civilização têm como fonte a Bíblia", a "Bíblia" assenta em que fontes?

    Não me vai dizer que vamos ter de colocar símbolos da antiga civilização babilónica nas nossas salas de aula?

    A história é resultado dela mesmo e a isso chama-se civilização: um estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, económico e artístico.

    Para concluir: "neutralidade do Estado em matéria religiosa não deve ser confundida com o ateísmo de Estado"

    "Começa a faltar a "pachorra" para aturar esta gente"

    LEITURA RECOMENDADA: "CARTA SOBRE A TOLERÂNCIA" John Locke (empirista e "iluminado" do seu tempo". Por certo ajudará a escrever um artigo menos hostil.

    ResponderEliminar
  4. A questão da retirada dos Crucifixos das escolas, bem como acabar com as Missas em estabelecimentos públicos, fazem parte dos cavalos de batalha de grupos ateus e de esquerda que querem, a todo o custo, acabar com as religiões (não só o Cristianismo) em todo o mundo, no intuito de conseguirem implementar a tão desejada "Nova Ordem Mundial" sob a égide do Anticristo.
    É verdade, embora pareça inaudito e até mesmo alguns grupos se não apercebam de que, também, estão a ser arrastados por tramas que se tecem subterraneamente... Assunto este difícil de comprovar e explicar, porque requer um aprofundamento de questões enraizadas na História mundial de há dois séculos atrás e pressupõe análise e estudo das variadas componentes conjunturais....
    Há uns meses atrás, o assunto dos Crucifixos foi ventilado pela Associação "República e Laicidade", à qual escrevi um e-mail a refutar tais posições e a desmascarar a hipocrisia dos seus ideais....
    Estejamos atentos e sejamos corajosos para não nos deixarmos intimidar, pois quem cala consente. Lembremos com alegria o que disse J.P.II, no início do seu pontificado: "Não tenhais medo; escancarai as portas do vosso coração a Cristo".

    ResponderEliminar
  5. (Contin. do anterior)

    Pergunte-se aos defensores do ateísmo e do total laicizismo, qual o motivo porque se não pode ter imagens, símbolos, etc, religiosos, mas não se ofendem com a "infestação", nas nossas ruas, estabelecimentos e a cada canto e esquina, de fotografias, estátuas, posts de todo e qualquer político por mais estafermo que tenha sido. Temos de levar com eles, a todo o momento, nos olhos e na mente.
    Haja pachorra para tanta "incoerência"!!

    ResponderEliminar
  6. "neutralidade do Estado em matéria religiosa (q é o laicismo) não deve ser confundida com o ateísmo de Estado"

    ResponderEliminar
  7. Concordo que os crucifixos e as tradições judaico/critãs são parte da nossa cultura.
    Mas se a República assim o exige teremos de cumprir.

    ResponderEliminar
  8. Completando direi que:
    Se não retirarem os crucifixos, então coloquem nas escolas os símbolos das religiões dos alunos que as frequentam. Não tenho nada contra o cristianismo - sou cristã! mas sejamos coerentes e justos e sobretudo, senhores Padres Inquietos, a inquetude é uma atitude criativa, não destrutiva.
    Quanto às chagas de Cristo na bandeira... prefiro nem falar nisso, pois não quero nunca invocar o santo nome de Deus em vão. E por aqui me fico! Não alinho em provocações...

    ResponderEliminar
  9. Where did you find it? Interesting read » » »

    ResponderEliminar
  10. Keep up the good work » »

    ResponderEliminar