Powered By Blogger

sexta-feira, novembro 11, 2005

EVANGELHO NA GARE DO ORIENTE: "Há pessoas que resistem à entrada mas, depois..."

Na Gare do Oriente, à saída do Centro Comercial «Vasco da Gama», e bem próximo das escadas rolantes que nos levam à estação do metropolitano, como de costume um corrupio de gente transita em vários sentidos. Naquele lugar, onde tudo parece passar num instante, ouve-se o som ritmado de um Jambé anunciando algo de novo. No chão, algumas marcas coloridas de pegadas indicam o Caminho. Seguindo-as, há quem permaneça mais um pouco, por um convite feito pessoalmente, ou por mera curiosidade. O motivo é este Jesus vivo que interpela ou faz interpelar numa pergunta simples, escrita à entrada da tenda, ali colocada propositadamente. “Quem é Jesus para ti?” No painel onde se lê esta pergunta, algumas respostas espontâneas ali são registadas por quem passa. Noutro cartaz lê-se: “Já falaste com Deus hoje?”
Nesta Missão Internacional da Gare do Oriente, 19 jovens, de 10 nações diferentes, pertencentes à Escola de Missão Emanuel, e mais alguns missionários portugueses, também eles da mesma comunidade, abordam os transeuntes num simples gesto de oferta de um Evangelho, ou falando simplesmente do Congresso Internacional para a Nova Evangelização. Conversa puxa conversa e, lentamente, aquele que parou para escutar é conduzido àquela tenda, onde depois de entrar, encontra dificuldade em sair. O único “obstáculo” que o leva a permanecer naquele lugar é o clima de uma paz espiritual que se respira diante de Jesus, exposto numa custódia em forma de coração. O espaço chega mesmo a tornar-se pequeno. “Há pessoas que resistem à entrada mas, depois de entrar chegam a permanecer meia hora”, revelou-nos o Pe. Terry Quelquejay, sacerdote da Comunidade Emanuel.
Junto desta tenda, transformada em lugar de oração, outros três sacerdotes acolhem quem deseja recorrer ao Sacramento da Penitência, ou apenas deseja ouvir uma voz amiga.
O espírito do Congresso para a Nova Evangelização parece contagiar os próprios ministros da Igreja. “No início da semana era só um sacerdote que estava aqui connosco, hoje já temos três”, diz à Agència ECCLESIA, José Adragão, um dos responsáveis por esta Missão na Gare do Oriente. Na partida, no rosto daquele que deste modo se aproximou de Deus, fica o consolo e a alegria de levar uma mensagem especial e um balão colorido porque, a festa da vida é para continuar.
FONTE: Ecclesia

2 comentários:

  1. Nestas ocasiões, há sempre uma atmosfera envolta nessa mística divina, que eleva, que aconchega que conforta e, por momentos, ressurge nos corações a Fé, a Esperança e o Amor. O mundo apresenta-se-nos mais belo e melhor, anseia-se a paz, a alegria e a serenidade, qualquer outro deixa de nos ser estranho e sorrimos.
    Tal como na Parábola do Semeador, que bom seria que toda a semente caísse em terreno fértil e frutificasse de um por cem!

    ResponderEliminar