Powered By Blogger

sexta-feira, novembro 04, 2005

Fidel Castro pede AJUDA À IGREJA CATÓLICA PARA COMBATER A PRAGA DO ABORTO

Uma das notícias que me surpreendeu foi a publicada pelo jornal italiano «La Stampa» de que Fidel Castro pediu ajuda à Igreja católica para combater a praga do aborto em Cuba. A informação chegou pelo cardeal Tarsicio Bertone no término de sua recente visita à ilha, numa entrevista concedida àquele jornal. De outro modo teríamos dificuldade em admiti-la como verdadeira. É que foram regimes comunistas como o de Cuba que liberalizaram o aborto que durante milénios foi tido como uma prática desumana.
O referido cardeal – arcebispo de Génova – falou do encontro que teve com o presidente cubano, Fidel Castro, no final de sua visita de uma semana àquela ilha, onde foi acompanhar dois padres «Fidei Donum» que a sua Diocese ofereceu para pastorear Cuba.
«A difusão do aborto, como sublinhou Fidel Castro, está entre as causas da crise demográfica do país. E é também uma consequência da praga do turismo sexual. É natural que Castro esteja preocupado e que eu me envergonhe do comportamento de certos italianos no exterior», reconheceu o prelado. «No aborto e na baixa natalidade a Igreja pode dar sua contribuição num país onde já a abertura é total», descreveu.
Este apelo de Fidel Castro recorda-me um dos argumentos que muitas pessoas mesmo não católicas aduzem contra a descriminalização do aborto. Desta depressa se passa à liberalização e daí até ao desrespeito total da vida humana vai um pequeno passo. Isso denota bem que toda a cautela é pouca em liberalizar leis como a do aborto que é sempre um atentado contra vidas inocentes.

4 comentários:

  1. Neste contexto, não será oportuno, da parte da Igreja, o debate acerca do "planeamento familiar"?
    Parece-me que sim; seria justo e oportuno, de acordo com a conjuntura do mundo actual, que está super-povoado em inúmeras regiões do globo, como de resto, já referi em outro Post.

    ResponderEliminar
  2. Ola Padres Inquietos!
    Obrigado pela citação e link.
    Penso que o aborto é um problema de humanidade para com seres indefesos.
    E se alguns pensam que pouco mal há em desfazer um ser em princípios de gestação, temos de lhes mostrar que do pequeno se passa ao grande. A permissão de aborto de fetos de 10 semanas depressa passa, num círculo infernal, à permissão de qualquer que seja. Pelo menos para uns tantos com consciência lassa ou má formação.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos

    Este tema do "crime/praga do aborto" é-me muito sensível, porquanto já ando a debatê-lo há vários anos, em diferentes fóruns, mas aparentemente com pouca compreensão da maioria dos intervenientes.

    Também por isso mesmo, o aborto é, além de hediondo crime, uma autêntica praga, pior ainda que a droga e a sida, ou, como dizia Teresa de Calcutá, "pior do que a fome e a guerra"!

    Se até o próprio ditador Fidel Castro - que tem sido tão criticado internacionalmente devido ao seu despotismo antidemocrático, mesmo por aqueles países que apoiam aberta ou dissimuladamente o abominável aborto -, reconhece que principalmente a Igreja Católica (da qual ele mesmo tem sido tão contestatário) congrega realmente autoridade bastante e força moral suficiente para condenar e traver a praga do aborto, ele lá sabe porquê, mas é uma verdade insofismável, que todo o mundo aliás reconhece - excepto os pró-abortistas radicais/inveterados, tendenciosos e facciosos, que apesar de serem uma minoria numérica bastante reduzida, são no entanto um perigo latente e efectivo bastante nefasto e corrosivo para todos os povos e nações, tal como o terrorismo em geral, sobretudo em relação ao inalienável direito à vida dos Nascituros, logo a partir da concepção...

    Mas ainda bem que é ele próprio (Fidel Castro), como insuspeito que é, e não apenas (por exemplo) o Presidente Jorge Bush, ou até mesmo o Primeiro-ministro Tony Blair, para além de muitos outros mais conscientes e responsáveis, graças a Deus.

    Compete, pois, não só à Igreja Católica, mas também a todos os autênticos Cristãos e a todos os Governos realmente democráticos, combater frontal e radicalmente o criminoso aborto, a todo o custo (doa a quem doer), de contrário será, sem sombra de dúvida, o princípio do fim da Humanidade!

    J.M.

    ResponderEliminar
  4. Ó Mariano!
    O Jorge Bush "entre os mais conscientes e responsáveis"??
    Desculpe eu discordar de si; tem sempre ideias tão acertadas e pertinentes e gosto tanto de o ler!
    Quanto ao Sr. Bush, para mim, ele é burro, louco e assassino e é adepto da Seita Secreta "Caveira e Ossos" e, ao dizer-se cristão, envergonha qualquer cristão que se preze.
    A atitude de Fidel Castro só vem mostrar que não podemos ser sectários, nem separar de forma estanque, o comunismo, por um lado, como sendo o mal e o capitalismo, por outro, como sendo o bem. Há bom e mau de um lado e de outro.
    Entre o comunismo, ateísta e despótico e o capitalismo, liberal, egoísta e explorador, que venha o Diabo e leve os dois.
    O problema do aborto é essencialmente um problema moral e humano e deve ser encarado e resolvido acima de qualquer ideologia partidária.
    Já leu a Carta que Mia Couto escreveu a J. Bush? Se não, e se quiser, eu faço todo o gosto em enviar-lha.

    ResponderEliminar