Powered By Blogger

domingo, novembro 27, 2005

A PEDIDO DE UMA PEQUENA ASSOCIAÇÃO (RL) QUE NINGUÉM OUVIU FALAR o Ministério da Educação mandou retirar os CRUCIFIXOS das escolas

O Ministério da Educação mandou retirar o crucifixo das escolas.
A notícia foi tornada hoje pública pelo jornal Diário de Notícias.
Em Abril, a Associação República e Laicidade (RL) (Quem já ouviu falar desta Associação? Quantos portugueses representam? Inspiram-se certamente nos franceses!) denunciou ao Ministério da Educação cerca de 20 casos de crucifixos nas salas de aula, pedindo a sua retirada, de acordo com a Constituição e a Lei de Liberdade Religiosa.
D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, está indignado com a decisão do Governo: «Como português, sinto-me chocado com esta orientação. Se os outros, de outras convicções, poderão ficar chocados, como diz o ministro, eu também estou e com certeza que, comigo, muitos milhões de portugueses», afirma D. Jorge Ortiga, sublinhando que não quer «guerra de espécie nenhuma» - apenas espera «que os católicos portugueses se manifestem».
«No momento oportuno», acrescentou o Arcebispo de Braga, a Conferência Episcopal pronunciar-se-á. (cfr. RR 26 de Novembro de 2005)
É tal a afronta que nem a Comissão de Liberdade Religiosa foi contactada nem consultada para a tomada desta decisão.
Muitas coisas podem ser tiradas a nós cristãos,
mas a Cruz, como sinal de salvação,
não deixaremos que nos seja tirada.
NÃO PERMITEREMOS
que a CRUZ seja excluída da vida pública!»
João Paulo II, Homilia, Viena (Áustria), 21 de Junho de 1998

15 comentários:

  1. Caros Irmãos:

    Não pode haver PIOR SACRILÉGIO!...
    Melhor dizendo: "ISSO" de RETIRAREM AS CRUZES DAS ESCOLAS, etc./etc., em PORTUGAL 90% CATÓLICO / TERRA DE SANTA MARIA... é quase tão grave como... o terrrível/execrável sacrilégio e profanação de... RETIRAR DOS SACRÁRIOS AS PRÓPRIAS HÓSTIAS CONSAGRADAS -- que são verdadeiramente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, embora sob as aparências de simples pão ázimo (mesmo para quem infelizmente não acredita)! --, e CALCÁ-LAS AOS PÉS, ou DEITÁ-LAS NO LIXO!!!...

    Aliás, é "ISSO", precisamente, que muitos "pais" e "mães" fazem, monstruosa/satanicamente, com os seus próprios FILHOS EM PLENA GESTAÇÃO, quer nos primeiros dias após a concepção, quer nos últimos antes do nascimento -- cerca de SETENTA MILHÕES/ANO EM TODO O MUNDO, e cerca de CENTO E CINQUENTA MIL/ANO, SÓ EM PORTUGAL!!!

    CHACINAM BARBARAMENTE OS PRÓPIOS FILHOS E DEITAM-NOS NA FOSSA OU NO CONTENTOR DO LIXO, E MUITOS DELES SÃO AINDA APROVEITADOS PARA A FABRICAÇÃO DE... COSMÉTICOS FEMININOS!!!

    E ainda, a maioria de todos esses grandes ou potencialmente CRIMINOSOS, quase só sabem falar contra:
    - Racismo e xenofobia!
    - Sida e outras graves doenças cancerosas e fatais!
    - Terramotos e furacões!
    - Mortes por acidente de viação!
    - Guerras e pestes!
    - Fome e miséria!
    - Violência doméstica contra crianças e mulheres!
    - Pedofilia e lenocínio!
    - Terrorismo e nazismo!
    - Guerras químicas e nucleares!
    - Etc./etc.!...

    Pois, ESSES que assim procedem TÃO CRIMINOSAMENTE -- ou são cobarde, hopócrita e cinicamente CÚMPLICES DE TÃO HORRENDOS E BÁRBAROS CRIMES, porque são a favor de, ou toleram e facilitam, o ABOMINÁVEL CRIME DO ABORTO! --, TENHAM JUÍZO, E LUTEM MAS É A FAVOR DA VIDA, CEM POR CENTO, LOGO A PARTIR DA CONCEPÇÃO (até à morte natural), DOA A QUEM DOER, EXCEPTO AOS INOCENTÍSSIMOS E INDEFESÍSSIMOS NASCITUROS!!!...

    SIM, OUVIRAM BEM:
    São cerca de... S-E-T-E-N-T-A M-I-L-H-Õ-E-S de ASSASSÍNIOS por ano, em TODO O MUNDO, e cerca de C-E-N-T-O E C-I-N-Q-U-E-N-T-A M-I-L (por ano), pelo menos, só em PORTUGAL!!!...

    Depois, mas só então depois, venham falar, sim, de... "direitos humanos, igualdade, liberdade, solidariedade e democracia"!

    E SEMPRE, MAS MESMO SEMPRE, DEIXEM OS CRUCIFIXOS EM PAZ -- QUE NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM, ANTES PELO CONTRÁRIO! --, QUE SÃO O MAIOR E MAIS IMPORTANTE SÍMBOLO DO CRISTIANISMO..., OU NO MÍNIMO RESPEITEM-NOS, ASSIM COMO A TODO O FIEL CRISTÃO!!!...

    Atenciosa e respeitosamente,
    José Mariano

    ResponderEliminar
  2. Meus caros

    Trata-se apenas de tirar de escolas do Estado (e logo de alunos de todas as religiões, sem preferência por nenhuma) de crucifixos. Querer misturar isso com qualquer outra coisa não é sensato.

    Será que os católicos não conseguem viver com normalidade num estado laico desde que tenham liberdade religiosa? As misturas da religião com o estado nunca trouxeram grandes benefícios, nem à Igreja nem ao Estado, nem ao país em geral.

    José Mariano

    Dizer que o crucifixo é quase tão importante como o Corpo de Cristo na hóstia consagrada não me parece católico. Há um abismo entre a Eucaristia e qualquer objecto religioso.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que a diferença entre um simbolo religioso e a eucaristia é muito grande.
    Mas eu como católico também fiquei ofendido por terem retirado os crucifixos das escolas tão prontamente como se fosse algo mau. Tiraram a imagem de Cristo das salas de aulas para darem lugar à corrupção dos valores morais... e tudo em nome da igualdade...
    A imagem santíssima de Cristo, Deus Nosso Senhor, não é igual a qualquer outro simbolo de uma falsa religião.
    A Igreja deve estar ligada ao Estado e o Estado à Igreja, pois é a Igreja a Guardiã da Moral e da Fé e sem moral não temos um governo bom e justo, pois sem moral não há justiça e sem Deus nada somos. Portugal enquanto estado ligado à Igreja teve mio mundo sob dominio hoje tem a Europa a domina-lo... ou a maçonaria..

    ResponderEliminar
  4. Sou cristäo, católico e padre. E näo me choca nada que se retirem os crucifixos das escolas públicas. É verdade que considero que näo faziam lá mal nenhum. Mas também é verdade que as escolas públicas säo isso mesmo: públicas, de todos e, portanto, neutrais,à imagem do Estado que as sustenta, em relaçäo às diferentes religiöes. Fazer desta medida um problema é insensato, em meu entender. E apelar a manifestaçöes populares, protestos e companhia já me cheira até a cruzada completamente contraproducente...

    ResponderEliminar
  5. Sobre a questão dos crucifixos, já coloquei a minha opinião no meu blog.

    Mariano, tem um génio parecido com o meu, e isso leva-o, por vezes, a exceder-se.
    O aborto é um mal, sim. Eu gostava que nenhuma mulher tivesse necessidade de o fazer...
    Agora, o racismo, a xenofobia, a guerra, a fome, a pedofilia, etc, etc. são graves atentados (crimes)à vida humana.
    O Mariano indigna-se com as "ofensas" aos cricifixos, símbolo do cristianismo. E as ofensas graves à pessoa "templo onde Deus habita"?
    Indigne-se, tem o seu direito. Mas, não ofenda ninguém, injustamente.

    ResponderEliminar
  6. Manuel
    o meu obrigada, pela sua "exposição". Admiro a sua coragem.

    ResponderEliminar
  7. Fico feliz por perceber que, cada vez mais há padres bem esclarecidos que não sendo fanáticos, percebem o sentido da receber "o outro" de braços abertos, com todas as diferenças que possam ter. Acho que é o único comentário lúcido que aqui vejo, para além da MC que sendo tolerante prova que percebeu e interirizou o que Cristo ensinou.

    ResponderEliminar
  8. olá... eu tb sou padre e é a primeira vez que visisto este blog...desde já os parabéns a quem tb aki vai defendendo os valores cristãos e apresenta, neste mundo virtual (que ao fim e ao cabo é tão real, a luz da verdade cristã...sobre este tema, retirada dos crucifixos das ecolas (alguns, para quem não sabe, visto que em muitas já nem sequer existem) axo que é uma perda de tempo estarmos a gastar a nossas energias a discuti-lo...o primeiro post é tão fleumático que quase eu, padre, caí, ao le-lo... bem, com tantos problemas graves, esses sim a precisar de uma defesa sensata, racional, inteligente e fundamentada, não percamos tempo nem energias nem palavras a dar razões a quem nem sequer precisa delas...é o nosso mal...o da Igreja...por pequenos fósforos, dar razão, e perdermos credibilidade, a quem propõe e defende os grandes incêndios..
    um abraço
    Padre Vasconcelos

    ResponderEliminar
  9. Padre Vasconcelos, seja bem-vindo!
    Vamos lá a ver se é desta que começo a perder a minha costela anti-clerical :)
    É que isto assim começa a ficar mais equilibrado.
    Livra! Estou farta de padres "extra-terrestres".
    E obrigada, ao padre que nos acolhe por aqui, com quem estou quase sempre em desacordo, mas ele também não me liga nenhuma :)

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de agradecer à mulher. Mas o CA também não alinhou na campanha.

    ResponderEliminar
  11. E quando disse que o padre-inquieto não me liga nenhuma, também estou a ser injusta. Ele até colocou um link para o jardim. Eu só gostava era de o ver a interagir mais com quem aqui coloca os comentários. Fosse a favor ou contra.

    ResponderEliminar
  12. E para isto não ficar nos 13 comentários: boa semana para todos.

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar queria agradecer a todos os que tem participado no blog. Eu não pretendo tanto discutir, opinar, mas gosto mais de lançar para a discussão alguns temas da actualidade. O que não quer dizer que esteja sempre completamente de acordo. Como em tudo ninguém tem a razão toda.
    Se não tenho comentado é porque primeiro quero ouvir os vossos comentários.
    Já agora, eu não partilho do tom exaltado ou fundamentalista do José Mariano e do Vitor Manuel, mas também não acho que esta campanha de retirar os cruxificos das escolas tenha a urgência que o Ministério da Educação lhe quer dar. Sejam coerentes. Se retiram uma coisa, retirem tudo.Não esqueçamos que a Europa tem uma matriz cristã de 2000 mil anos. O importante não é o ter ou não ter cruxificos nas escolas. Mas as razões profundas que estão por detrás desta atitude: tentar esquecer a todo o custo a história.
    E quem não tem a conta a história não está no caminho do progresso.
    Para podermos construir o futuro, não devemos apagar o passado e viver só o presente.
    Que mal vem ao mundo ter cruxificos nas escolas? Alguém fica ofendido por saudar a Bandeira Portuguesa que tem as cinco chagas de Cristo?
    Um abraço a todos o 5000 visitantes

    ResponderEliminar
  14. Essa coerência da Europa há-de chegar!
    Ou seja, essa ideia de retirar à Europa tudo aquilo que a identifica (principalmente no campo religioso) vai a tempo.
    Julgo que já era tempo dos cristãos passarem duma defesa de castelos para uma investida no campo.
    Como cristão não me repugna nada o não ver um crucifixo na escola. Poderá repugnar mais os pais cristãos não ensinarem o valor do mesmo para os filhos ou de os cristãos de uma forma geral não serem anunciadores da pedagogia da Cruz.
    Cruzadas, também as poderemos fazer.
    Porque não fazer como o Mestre que pedia secretismo para tudo o que fazia, ou até Maria que surge como modelo, mas que não vemos a promover qualquer alarido.
    Não teremos nós que refontalizar?
    Não é preciso que a esquerda conheça o que fa a direita, pois pelos frutos nos conheceremos

    ResponderEliminar
  15. Excellent, love it! »

    ResponderEliminar