Powered By Blogger

sábado, fevereiro 02, 2008

É a Igreja que tem um problema com a democracia ou é a democracia que tem um problema com a Igreja?

A comissão permanente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) publicou uma nota sobre as próximas eleições de 9 de Março, deixando duras críticas ao governo de José Luis Rodríguez Zapatero por causa das medidas legislativas sobre a família e o matrimónio, bem como das negociações com a ETA.
O terrorismo, escrevem, “é uma prática intrinsecamente perversa, de todo incompatível com uma visão moral da vida justa e razoável”, condenando “a negociação política com organizações terroristas”.
O texto alerta para “o perigo de opções políticas e legislativas que contradizem valores fundamentais e princípios antropológicos e éticos enraizados na natureza do ser humano, em particular no que diz respeito à defesa da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até à morte natural, e à promoção da família fundada no matrimónio”.

A Nota passa em revista vários dos temas que geraram polémica nestes últimos 4 anos de relação Igreja-Estado:
  • o combate às “referências religiosas” na sociedade;
  • a liberdade de ensino;
  • os nacionalismos;

Ninguém critica tanto (e de forma tão virulenta) um governo como a oposição, os sindicatos ou os jornalistas. O governo discorda, mas não contesta. A liberdade de opinião é sagrada. Mas se for a Igreja a emitir um parecer ou a fazer uma chamada de atenção, parece que tudo cai. Não se comenta sequer o conteúdo. Contesta-se, à cabeça, o próprio direito de intervir.

Discutamos todas as ideias.

Mas não tentemos calar ninguém.

A democracia não é para abafar.

É para permitir que todas as vozes se oiçam.

2 comentários:

  1. Pois, o problema é esse. A sociedade é muito de extremos. Se não forem ideias contra os direitos humanos, por que haverão de calar as pessoas?

    E,neste caso, bem se pode perguntar: Liberdade religiosa, sabem o que significa?

    ResponderEliminar
  2. Estamos caminhado para uam democracia globalizada onde a Igraje esta fora dela.... aqui no Brasil na festa de carnaval o minstério da saude distribuiu camisinhas e pirulas do dia seguinte dizendo que era pra evitar doenças sexualemnte transmissiveis e gravidez precoces.... Um absurdo.... Temso qeu orar masi pelso governantes das nações ou incentivar que católicos de verdade tomem a iniciativa de assumir posto de governo....

    gostarai de receber uam visita sua no meu blog...


    Espero que goste e se possivel deixe um comentario ...

    abraços

    ResponderEliminar