Powered By Blogger

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

O sacerdócio é aventura interessante - Bento XVI

Ainda que possa parecer que a vida do sacerdote não atraia, na realidade trata-se da aventura mais interessante e mais necessária para o mundo, a aventura de mostrar e tornar presente a plenitude de vida à qual todos aspiramos.


Ser padre é uma aventura muito exigente, porque o sacerdote é chamado a imitar Jesus.


Deus os chama a serem santos porque a santidade é o segredo do verdadeiro sucesso do seu ministério sacerdotal, seguindo o caminho indicado por Jesus e liberando-se do perigo de realizar um seu projeto pessoal.

2 comentários:

  1. ??????

    em tudo o que aqui refere... confesso não ver aqui a diferença fundamental que se pode notar entre um padre e um qualquer baptizado!!!!!!!!!!!!!

    não me venham dizer que só os padres é que vivem uma vida em plenitude!!!
    penso que todos os baptizados (não é exclusivo dos padres, não) são chamados a SEGUIR Jesus (que até é um bocadito diferente de "imitar", porque todos somos gente e Deus gosta tanto de nós como somos... sem andar a imitar ninguém, o que seria uma grande falta de originalidade!!!)

    O maior desafio de um padre, na minha modesta opinião, não será, encontrar HOJE o mesmo ardor e paixão de anúncio do Evangelho que vemos em Jesus, encontrar os meios mais apaixonados pelo Reino de Deus para o anunciar? Até um baptizado pode e deve fazer isto, sim, mas... aqui está a diferença, caro amigo, é que o padre consagra/dedica a sua vida inteirinha a este amor pelo anúncio do Reino do Amor de Deus a todas as pessoas... consagra/dedica a sua vida interinha a ajudar as pessoas a serem verdadeiramente livres e felizes!

    e, mais uma vez, cá está uma frase bastante ambígua e que me faz pensar em muitas coisas, com tantos sentidos...:
    "a santidade é o segredo do verdadeiro sucesso do seu ministério sacerdotal"
    confesso que é uma frase que me faz sorrir! Deve ser uma boa receita, deve ser... resta saber de que "santidade" e de que "sucesso" se está aqui a falar...

    Desejo a todos que por aqui passam, uma boa caminhada rumo à Ressurreição

    S.

    ResponderEliminar
  2. «Ser padre é uma aventura muito exigente, porque o sacerdote é chamado a imitar Jesus. »

    Concordo plenamente.
    Não o vejo porém na Igreja nem nos seus representantes.
    Como aqui foi referido, e muito bem, num post no Natal.
    Como é que é possivel o Santo Padre aparecer com chapéus cravejados de pedras preciosas a falar em nome dos pobres e em imitar Jesus?!

    ResponderEliminar