Powered By Blogger

sexta-feira, outubro 06, 2006

SEMINARIO MENOR DE VISEU MUDA DE CASA Depois do Seminário Menor em Fornos de Algodres - o Seminário Menor em Rio de Loba!

Durante este ano, a nossa casa paroquial, para além de acolher o novo pároco que, juntamente com o P. José Carlos, vem para vos acompanhar na vida da fé, acolhe também o Seminário Menor da nossa Diocese que, como já deveis saber, deixa de estar na casa que está em Fornos de Algodres.

Uma equipa de quatro sacerdotes irá viver em comunidade nesta nossa casa e, ao mesmo tempo, acompanhar também quatro jovens que se encontram em caminhada de formação no Seminário Menor.

Diante desta nova experiência que o Sr. Bispo D. Ilídio nos convida a aceitar, neste ano pastoral especialmente dedicado às vocações, faço a seguinte reflexão:

O Evangelho mostra-nos que o verdadeiro Seminário, como comunidade formativa, é uma família de discípulos à volta de Jesus Cristo. Nunca ouvimos dizer que Jesus tivesse casa própria. Quando queria descansar, visitava os irmãos de Betânia, frequentemente estava com os pobres e entrava em suas casas, também aceitava o convite dos ricos, para lhes mostrar a verdadeira riqueza. E quando disse aos discípulos que lhes perguntam “Onde moras?” Ele mostra-lhes a sua morada: “Vinde e vede!”. Mas que morada seria esta?

Nunca se ouviu falar de uma casa, mas de um estilo de vida que Jesus veio propor aos discípulos que acreditaram na sua palavra. O barco, o horto, a montanha, o lago… eram a sua casa; uma multidão de pessoas pobres a sua família mais alargada!

Para concretizar o “sonho de Deus” que é salvar a humanidade, Jesus reúne efectivamente um pequeno grupo de pessoas, em que os laços humanos, enriquecidos com a sua oração e o dinamismo das suas palavras e gestos faz de simples homens apóstolos, capazes de abarcar com uma grande missão que é espalhar a Boa Nova do Reino no mundo através da Igreja.

Por isso, hoje, o testamento de Jesus é a palavra que continua a chamar jovens que, provenientes de várias terras e famílias, sentiram interiormente este desafio e responderam-lhe. Estão aqui, este ano, em experiência de Seminário Menor quatro jovens provenientes de várias famílias e paróquias. O P. Nuno dos Santos Almeida vai acompanhá-los mais de perto, assim como será o orientador do Pré-Seminário, que é um tempo e um espaço proporcionado a adolescentes e a jovens que queiram fazer a experiência do discernimento vocacional para o sacerdócio.

O Sr. D. Ilídio, ao pedir-nos, por este ano, que a casa paroquial de Rio de Loba seja a casa do Seminário Menor, dá-nos a oportunidade de ver com os próprios olhos o que é um Seminário, assim como nos fará contemplar a equipa sacerdotal que aqui vai viver em fraternidade.

Sempre ouvimos falar de um Seminário em Fornos. Até lá andaram alguns rapazitos da nossa paróquia. Agora ouvirão dizer: existe um Seminário Menor em Rio de Loba!... A razão que possibilita esta experiência é precisamente esta: a comunidade do Seminário, na caminhada formativa para o sacerdócio, é um estilo de vida itinerante.

Que esta experiência nova e surpreendente não nos assuste, mas que nos interrogue e seja para nós a certeza de uma atenção especial do Mestre da Vocação que nos chama a apoiar, em mais um ano pastoral especialmente dedicado às vocações, a tarefa sempre urgente de animar os jovens na procura e resposta a uma vocação.
P. António Jorge
O QUE PENSAS DESTA ORIGINAL EXPERIENCIA

5 comentários:

  1. Só lamento que seja original...:)
    O velho modelo tridentino de Seminário näo responde às actuais necessidades. Isto é uma coisa que quase toda a gente já viu, mas que ninguém, ou quase ninguém, tem coragem de assumir, com todas as consequências.
    Ainda bem que vai havendo quem ousa dar novos passos, mesmo que isso implique cometer alguns erros. Só näo erra quem näo faz nada. Mas pecam por omissäo...:)

    ResponderEliminar
  2. Manuel,

    porque é que lamenta que seja original..., já que concorda com o novo modelo de Seminário?

    É porque o estilo de vida itinerante e de desapego deve estar sempre subjacente à vida daquele que abraça o Sacerdócio, seguindo os passos do Mestre?

    Concordo. (Embora não me seja possível perceber nada de Seminários -não posso dar opinião acertada).

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,
    Era apenas uma ironia.
    Lamento que seja original porque isso quer dizer que näo é frequente, näo se vê muito... Quero, portanto, dizer que gostava que houvesse mais experiências semelhantes.

    ResponderEliminar
  4. Com facilidade se desistiu de uma casa que vinha a dar os seus frutos, mas como é normal, vinha tendo os seus altos e baixos, e só porque estava num ponto baixo, fecha-se e pouco importa. Certamente quem conhece esta diocese, saberá que este seminário fechado foi aquele que deu e ainda está a dar sacerdotes na diocese. Nãos os vejo a vir desse novo modelo de seminário. Ainda muitos se há-de lamentar o ter deixado aquele velho mas sempre querido lar ter fechado as suas portas.

    ResponderEliminar