Powered By Blogger

quinta-feira, março 09, 2006

A FORMAÇÃO ESPIRITUAL NO CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTEBOL

A formação espiritual é imprescindível para um atleta, pois «no campo joga todo o homem, corpo e alma», diz um religioso que desenvolve apostolado junto a jogadores profissionais de futebol na Alemanha.
Em ano de CAMPEONATO DO do MUNDO DE FUTEBOL, e no país sede do evento desportivo de maior audiência no cenário mundial, Ir. Jauri Strieder, LC, brasileiro que há três anos vive na Alemanha, fala do trabalho apostólico na liga alemã de futebol. Ir. Jauri conta como novas iniciativas de apostolado podem aproximar o desporto e a religião. Fala também do apoio espiritual aos jogadores de futebol e, em contrapartida, como estes podem ajudar na formação da juventude, estimulando virtudes e bons hábitos.
Como surgiu a idéia de realizar este apostolado?
Ir. Jauri Strieder: Este apostolado é uma novidade na Alemanha. Sempre me vali do futebol para o trabalho com os adolescentes, por um lado devido a sua atração por se tratar de um desporto que oferece a oportunidade de formar muitas virtudes e bons hábitos. No ano passado, tivemos a idéia de usar também o prestígio dos jogadores, já que exercem cada vez mais um papel mais importante sobre os jovens e adolescentes. Depois fiquei maravilhado vendo a outra cara da moeda: os próprios jogadores agradecem o facto de poder colaborar em nossas acções e assim transmitir valores à juventude; alguns inclusive redescobrem a importância da fé para sua vida e sua família.
Como esta iniciativa é acolhida por parte dos jogadores na Alemanha?
Ir. Jauri Strieder: No Brasil, as manifestações de fé nos estádios são mais correntes que na Alemanha, onde a crença religiosa é tratada com mais discrição e reserva. É muito difícil, por exemplo, ver jogadores a rezar antes do jogo, cena comum em outros países. Mas o interesse pela religião está presente: o estádio do Schalke está equipado desde 2001 com uma capela, e eles têm o Papa como membro honorário da equipe; a Associação dos Jogadores (VDV) apoia a nossa iniciativa e abre muitas portas em diversos clubes do país.
Como é o apoio espiritual aos jogadores?
Ir. Jauri Strieder: Desde junho do ano passado actuamos como capelães da associação acima mencionada. Ali estamos à disposição dos clubes e jogadores de qualquer religião. Oferecemos diálogo pessoal, retiro espiritual, reflexão bíblica e peregrinações. Outro ponto importante é o apostolado dos jogadores, ou seja, sua colaboração em nosso trabalho juvenil, por exemplo, por meio da sua presença em acampamentos, em torneios de futebol e outras ocasiões, aproveitando actividades deste tipo para testemunhar a sua fé. Mas o diálogo com os jogadores não se limita ao meramente espiritual, mas que perguntam por outros temas, às vezes, bem mundanos.
São os jogadores que buscam o contacto com os religiosos ou são vocês?
Ir. Jauri Strieder: Ambos são válidos: em parte a associação dos jogadores desperta o interesse por nos contactar, em parte por causa da nossa atitude missionária, saindo ao encontro dos jogadores. Hoje em dia não é o tempo de esperar pelos fiéis na sacristia, mas a evangelização requer lançar as redes, vencer barreiras. No último ano, tanto o Papa alemão como a Jornada Mundial da Juventude conquistaram o coração de muitos jogadores, e isso foi para vários uma redescoberta da beleza da fé. Graças a esta experiência eclesial, querem saber mais sobre Deus, e estão dispostos a entrar na pastoral juvenil, também por meio de nossa rede de jovens católicos, Catholic Youth World Network (www.cywn.net), onde adolescentes entre 11 e 16 anos procuram crescer na amizade e construir um mundo novo baseado nos valores que Ele nos ensinou.
Há casos em que se recomendaria mais um psicólogo?
Ir. Jauri Strieder: A psicologia e a religião são duas asas que se podem ajudar, especialmente se ambas se conhecem e se respeitam. Há situações onde a visita a um psicólogo pode ajudar, por exemplo, em caso de problemas de motivações, bloqueios no rendimento, etc. Contudo, creio que muitas dificuldades poderiam ser resolvidas falando com um sacerdote.
Futebol é feito de resultados. Poderia falar-nos dos resultados do apostolado?
Ir. Jauri Strieder: Vale a pena mencionar alguns resultados concretos: durante a Jornada Mundial da Juventude, vários jogadores aceitaram comparecer em nosso Internet Café para manifestar publicamente sua fé; obtivemos grande apoio para a Aktion Kilo (Ação Quilo) durante o advento, com diversos prêmios cedidos pelos próprios jogadores aos grupos que arrecadaram mais alimentos, tivemos vários encontros de adolescentes com jogadores. Um deles foi em outubro com o jogador brasileiro Athirson, do Bayer Leverkusen, no qual afirmou o papel de Deus e de sua família em sua vida a um grupo numeroso de crianças. Uma mensagem como esta vale muitíssimo. Actualmente são 15 jogadores da primeira divisão que colaboram em acções semelhantes.
Que contribuição traz a formação espiritual para a vida de um atleta?
Ir. Jauri Strieder: No campo joga todo o homem, por assim dizer, corpo e alma. O nosso objectivo não é transformar o futebol num ritual, o estádio num templo ou a bola num Deus. Simplesmente procuramos orientar o jogador em sua relação com Deus e despertar nele a sede de fazer algo por Ele e pelos outros.
O mundial de futebol acontecerá em junho próximo na Alemanha. Haverá alguma iniciativa para oferecer atenção espiritual aos atletas?
Ir. Jauri Strieder: A FIFA designou alguns padres para a pastoral durante o Mundial. O plano é que seja designado um capelão para cada equipa. Por outro lado, as igrejas locais aproveitarão para organizar eventos para os fas. A acção concreta dos padres está a planear-se.
Fonte: Zenit

5 comentários:

  1. Magnífico. Obrigada pela informação. Ela dá-nos fortalecimento, numa altura que está na moda fazer a apologia da matéria face ao espírito.
    Este lugar permite-nos a angariação de conhecimentos para o combate da nova evangelização.
    Um abraço, Ricky

    ResponderEliminar
  2. muito interessante.. mas não se fiquem só pelos jogadores....Aproveitem para benzer uns árbitros, confessar meia dúzia dirigentes desportivos e deitar água benta para cima de algumas claques...

    ResponderEliminar
  3. muito legal !!! descobri um site bem legal de uma olhada
    http://www.nk6.com.br/jogabonito

    ResponderEliminar
  4. A igreja de DEUS tem que unir mais as pessoas e eesse papel o padre Jauri está semeando....

    ResponderEliminar
  5. Excellent, love it! » » »

    ResponderEliminar