Powered By Blogger

domingo, março 19, 2006

EM ESPANHA hoje é dia do progenitor A ou B???!!!

O arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, qualifica na sua carta desta semana de «ridículo» ter substituído no registro civil os termos «pai» e «mãe» por «progenitor A» e «progenitor B», respectivamente.
Segundo informou Aván, o prelado adverte que «quem se dedica a anular a identidade familiar, quem está fazendo desaparecer o significado jurídico e social de “ser pai” e de “ser mãe” está pondo sua mensagem ideológica para destruir a sociedade familiar e, com ela, a própria sociedade».
Como conseqüência da lei que permite as uniões entre pessoas do mesmo sexo, incluindo a adopção de crianças, o Boletim Oficial do Estado estabelece com uma ordem do Ministério de Justiça a criação de um novo formulário de livro de família, no qual se utilizarão os termos «progenitor A» e «progenitor B» em lugar de «pai» e «mãe».
Para Dom García-Gasco, «a legislação espanhola em matéria de matrimônio e família é cada dia mais mentirosa, sectária e radical» e, também, «falta à verdade do ser humano e à própria natureza». Em sua carta pastoral, o arcebispo convida as famílias a «romper silêncios absurdos», porque «queixar-nos ou rirmos dos escândalos políticos anti-familiares não basta», e anima a considerar o V Encontro Mundial das Famílias como «uma ocasião privilegiada para que as famílias de todo o mundo manifestem sua iniciativa e sua solidariedade».
Fonte: Zenit

12 comentários:

  1. Não era Jesus que dizia: «Não chameis a ninguém "pai", porque um só é o vosso Pai e vós sois todos irmãos»?...

    ResponderEliminar
  2. O governo espanhol vai proibir o uso das palavras "pai" e "mãe" nas relações entre as pessoas? Ou será que é necessário que o registo civil nos diga o que é ser pai e ser mãe? Será que quem não ler isso num papel começa a ter dúvidas? Será que o ser pai e ser mãe tem tão pouca importância que corre o risco de desaparecer por não vir nos papéis do registo? Será que o clero espanhol acredita tão pouco na família que acha que basta o casamento homossexual para a pôr em causa?

    ResponderEliminar
  3. Mas qual é a diferença entre escrever progenitor(progenitora) e pai /mãe num registo???

    Qual a diferença em termos etimológicos?

    De facto um pai ou uma mãe podem até nem ser os progenitores, pelo que é bastante mais rigoroso constar no registo de nascimento o nome dos progenitores...

    Sinceramente, o fundamentalismo católico de certos sectores ultraconservadores espanhóis chega a raiar o ridículo ( se não fosse tão perigoso...)

    ResponderEliminar
  4. A paternidade e a maternidade näo precisam de definiçäo notarial...
    Mal estaräo as famílias se ficarem desorientadas quanto ao seu papel devido à terminologia do registo...

    ResponderEliminar
  5. Se para os comentadores, aqui, não há importância e seja indiferente chamar pai e mãe ou progenitores, então qual a razão para essa inusitada mudança de vocábulos?
    Bem se vê que o mundo está em franco progresso de desestruturação e subversão com beneplácito acordo dos ditos cristãos progressistas, que mais não fazem do que ajudar a minar a nossa civilização, essencialmente construída sob a égide do Cristianismo.

    ResponderEliminar
  6. È uma questão de rigor de linguagem.

    O pai /mãe social pode não ser o progenitor(a) biológico.


    No meu B.I tambèm não está Pai / mãe mas filiação.

    Não sabia qie isso vai "contra a nossa civilização construída sobre a égide do cristianismo"

    Realmente, o fundamentalismo religioso é grave.

    ResponderEliminar
  7. No seu B.I. não está pai nem mãe, mas está o que o pressupõe, que é a filiação, ou seja, filho/a de. A menos que também queiram trocar o vocábulo filho/a por outro nome qualquer.
    É tudo uma questão de metodologia lógica e racional, para uns; para outros, será, muito lentamente e sem fazer muitas ondas, para não criar reações contrárias, a reorganização da tão propalada alteração da ordem mundial, que engloba todos os aspectos e nuances da vida nos seus factores económicos, sociais, culturais e religiosos.
    Ponham um sapo a cozer dentro de uma panela a ferver e ele saltará imediatamente para fora; então, ponham-no em água fria e deixem-no cozer "lentamente". Conseguirão o vosso intento.

    ResponderEliminar
  8. Há gente que näo vive sem uma teoria da conspiraçäo...

    ResponderEliminar
  9. POis... Ideias persecutórias, TÍPICAS DOS FUNDAMENTALISMOS...


    ESte ideia peregrina de afirmar de dizer que em Espanha vai deixar de haver pais e mães, só pode vir de quem não é ser pai ou mãe...

    ResponderEliminar
  10. Soube recentemente que as coisas nem sequer säo assim. Esta nova terminologia apenas será usada no casos dos casais homossexuais. Para os outros, a terminologia será a de sempre.
    Conferir em:http://www.aranzadi.es/online/areas/civil/artlegis/rcl_2006_505.html

    ResponderEliminar
  11. Tanto no sentido geral, como biológico, designam-se por progenitores os dois seres que deram origem a um ou vários descendentes através dum processo reprodutivo.

    Em geral, esses dois progenitores são o macho e a fêmea, normalmente designados por pai e mãe, principalmente no caso dos seres humanos.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Progenitor

    ResponderEliminar
  12. No caso dos homossexuais, pode ser o dia do progenitor A e do progenitor B!

    ResponderEliminar