Powered By Blogger

sábado, janeiro 07, 2006

Diocese de Lisboa entrega igreja para culto ortodoxo russo

O Patriarcado de Lisboa entregou, ontem, à comunidade de imigrantes russos, as chaves de uma igreja para o culto ortodoxo russo, disse à Agência ECCLESIA o Pe. Delmar Barreiros, responsável da Pastoral da Mobilidade da Diocese de Lisboa.
O acto de entrega das chaves da Igreja da Boa Nova, na Paróquia de Lisboa, decorreu “de modo informal”, com vista à preparação do espaço daquele templo religioso, estando marcada “para o dia 22 de Janeiro, em hora a definir, a abertura oficial numa celebração que poderá contar com a presença do embaixador da Rússia em Portugal”, acrescentou o Pe. Delmar.
A Igreja Católica tem tido um papel de grande abertura na relação com os imigrantes chegados a Portugal e, na diocese de Lisboa tem sido dados passos importantes para ir ao encontro das necessidades destes homens e mulheres que, encontraram no nosso país uma solução para os seus problemas. “A Igreja foi a primeira a dar o passo em frente para ser porto de abrigo dos imigrantes”, afirmou o Pe. Delmar. “Foi a primeira a começar com as aulas de português para que não se sentissem em terra estrangeira e a pouco e pouco se fossem adaptando, através da língua, a uma nova realidade”, explicou o sacerdote. Só no Patriarcado chegou a haver 50 centros de aulas de Língua portuguesa”, acrescentou.
“Neste acolhimento tem havido uma atitude ecuménica”, referiu o responsável da Pastoral da Mobilidade na diocese de Lisboa. “A igreja abriu-se a uma fraternidade evangélica que possibilita nos seus próprios edifícios que haja outros cultos religiosos”, concluiu.
FONTE: ecclesia.pt

8 comentários:

  1. Fiquei realmente contente com esta notícia.

    ResponderEliminar
  2. É um gesto bonito. Aplaudo, sinceramente, pois temos tantos emigrantes de leste aqui que, só com um gesto de boa vontade por parte do patriarcado, poderiam, por exemplo, celebrar o seu Natal de forma a que todos aqueles que quisessem, pudessem assistir..
    São gestos ecuménicos que eu, espero, continuem a existir.

    ResponderEliminar
  3. Zebeirão,
    Gostei imenso da citação do teu amigo que tão aplicaste nesta situação.

    É isso mesmo. Se começarmos pelo gesto, poderemos continuar, talvez...aplicando cada vez mais boa vontade a tudo.

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Caro(s) Padre(s) Inquieto(s).

    Óptimo, óptimo, óptimo!

    Mas parece que, teologica e pastoralmente, é com os protestantes que a relação é mais "difícil"...

    Não tem nada a ver, dado que este gesto ecuménico tem que ver com uma situação específica de imigração em Portugal... mas pronto, apeteceu-me.

    Óptimo, óptimo, óptimo!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, só seremos Igreja assim abertos aos outros e aos mais necessitados.

    ResponderEliminar
  6. Bom gesto de fraternidade para com irmãos separados!
    São coisas assim que constróem a unidade.

    ResponderEliminar
  7. Também eu acho excelente este gesto de fraternidade.
    O nosso tempo tem destas coisas!...

    ResponderEliminar
  8. bom, foi um acontecimento de 2006 e desde então? que temos feito? Espero que em pleno seculo xxi não estejamos a começar uma nova época de cruzadas.

    ResponderEliminar