Powered By Blogger

domingo, janeiro 01, 2006

Cardeal patriarca de Lisboa contra investigação em embriões

Na homilia de Ano Novo, o cardeal patriarca de Lisboa manifestou-se contra a investigação em embriões excedentários justificando que a legislação que regulará a procriação medicamente assistida em Portugal é "um exemplo preocupante" e "nem todas as descobertas da ciência, aplicadas sem o rigor ético de defesa da dignidade da pessoa humana, são factores de paz".
A legislação sobre a procriação medicamente assistida está a ser preparada e vai ser um dos temas marcantes do novo ano. Quatro projectos de lei o tema foram aprovados em Outubro na Assembleia da República e encontram-se em discussão na especialidade. Apesar de se praticar desde 1986, a procriação medicamente assistida nunca foi regulamentada em Portugal.
Falando na Basílica doa Mártires, a propósito do Dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e do Dia Mundial da Paz, D. José Policarpo considerou que o processo técnico-científico devia evitar a existência de embriões excedentários (resultantes de tratamentos contra a infertilidade e que não foram implantados no útero). Em nome da "dignidade do embrião humano", o cardeal patriarca manifestou-se contra "qualquer investigação, por mais promissora que seja".
Fonte: SIC ONLINE

4 comentários:

  1. "o processo técnico-científico devia evitar a existência de embriões excedentários"

    O processo técnico-científico já faz isso na medida do possível. Agora faria sentido impedir a criação de embriões pelo risco de alguns se perderem? Quando um casal tem relações sexuais desprotegidas formam-se embriões que por vezes se perdem sem darem origem a uma gravidez. Deveriam as relações sexuais evitar a existência destes embriões pelo uso de um método contraceptivo? Dever-se-ia também ser contra o nascimento de crianças, pois é certo que todas irão morrer?

    "Em nome da "dignidade do embrião humano", o cardeal patriarca manifestou-se contra "qualquer investigação, por mais promissora que seja"."

    Como uma criança nascida também deve ter pelo menos tanta dignidade como o embrião que lhe deu origem, o cardeal também é contra "qualquer investigação, por mais promissora que seja"? E os adultos terão menos dignidade que as crianças e embriões? Deve concluir-se que o cardeal é contra qualquer investigação em medicina que envolva intervenção na pessoa?

    ResponderEliminar
  2. Caro colega. No coments. Vim só dar um abraç e deejar um ano de 2006 de óptimas evangelizações... cheias de amor...

    ResponderEliminar
  3. Caro(s) Padre(s) Inquieto(s).

    Tão só para desejar-lhe(s) um bom ano, com um natal recrudescente dentro de cada e todos os dias e em tensão culminante pascal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Very cool design! Useful information. Go on! » » »

    ResponderEliminar