Powered By Blogger

domingo, janeiro 15, 2006

A convivência é possível no hospital de Nazaré entre judeus, árabes, muçulmanos e cristãos (sem discriminações nem ódios).

«Somos a prova viva de que a convivência é possível. Ninguém geneticamente tende a amar ou a odiar. O homem teme só o que não conhece», afirmam com força os religiosos de São João de Deus e as religiosas de Maria Menina, que dirigem o Holy Family Hospital de Nazaré.
«Cremos que nosso hospital, no seu serviço cotidiano, desempenha um pequeno mas significativo papel no processo de paz, porque estamos educando nossos trabalhadores e nossos pacientes para viver e trabalhar juntos. Estamos seguros de que isto é possível».
O prior, frei Serafino Acernozzi, explica a história e o serviço que hoje realiza esta obra humanitária, fruto de uma solidariedade centenária na Terra Santa. O centro está reconhecido como entidade privada sem fins lucrativos e foi fundado pelos Irmãos de São João de Deus em 1882. Popularmente é conhecido como o «hospital italiano», muito querido pela população de Nazaré e em geral de toda Galiléia.
Antes de entrar, encontramo-nos com alguns senhores de idade respeitável que estão trabalhando no exterior com máquinas. São voluntários italianos que ajudam nas obras de remodelação do hospital.
Rapidamente se aproxima deles Aristide Colombo, que nos acompanha. Colombo, aposentado, ajuda economicamente este hospital com sucata recolhida na Itália, que outros três voluntários aposentados na cidade de Lecco, perto de Milão, ajudam a limpar, empacotar e vender. No hospital, cada dia judeus, árabes, muçulmanos e cristãos de qualquer confissão cuidam uns dos outros, sem discriminações nem ódios.
Ao ano, cerca de 50.000 pacientes são acolhidos em urgências, hospitalizados ou atendidos em ambulatório. Deles, 500 procedem dos territórios ocupados e sobretudo da área de Jenin.
Colombo ao ser questionado sobre o que pensava para seu futuro, o diretor do hospital respondeu: «Como economista atento, investi na cidade das três pessoas que mais importaram na história da humanidade: Jesus, Maria e José. Parece-me um investimento no longo prazo. O que você pensa?».
Se quiser colaborar pode encontrar a forma em: http://www.hospitalnazareth.org/.

3 comentários: