Powered By Blogger

segunda-feira, abril 09, 2007

Bento XVI escreve obra sobre a vida de Jesus

O livro – que será apresentado publicamente em Roma no próximo dia 13 e posto à venda a 16 (dia em que Bento XVI completará 80 anos) – é tão pessoal que nele Ratzinger define Karl Marx, fundador do marxismo, não como um inimigo da Igreja, como o filósofo alemão é tradicionalmente visto, mas como alguém capaz de descrever correctamente a situação do Homem no Mundo: um ser que, ao longo da História, tem sido sistematicamente alienado, torturado e explorado.

O tema do livro é que, à semelhança do exemplo dado por Jesus da Nazaré, os homens – e sobretudo os católicos – devem aprender a amar o próximo.

A partir da parábola do Bom Samaritano, uma das mais conhecidas e citadas do Novo Testamento, o Papa sublinha a importância de se ser compassivo para com o próximo, sobretudo numa era de globalização que não parece incluir os mais pobres. Bento XVI fala, nomeadamente, das responsabilidades do Ocidente face a África.

Numa frase citada pelo jornal italiano ‘Corriere della Sera’, escreve: “Levamos aos povos africanos o cinismo de um mundo sem Deus, onde contam apenas poder e lucro, destruindo critérios morais e fazendo com que corrupção e o desejo de poder sem escrúpulos se tornem óbvios.”
Fonte: correio da manhã

3 comentários:

  1. O meu comentário ao Post anterior, serve para este, também.

    E continuando, acrescento que, nos Manuscritos de 1848, Marx exterioriza uma sensibilidade e compaixão pelos mais desfavorecidos, que está muito de acordo com Jesus e o verdadeiro Cristianismo.

    O grande mal dele foi que, para combater o capitalismo, usou como bode expiatório a Religião e a Igreja - e eu isso não lhe perdoo.

    Infelizmente, ele enganou-se, pois tem-se verificado que para alienar o povo, existem ópios bem mortíferos e venenosos numa sociedade sem Deus.

    ResponderEliminar
  2. Este texto faz-me lembrar o filme O Hotel Ruanda. Fala da história real de um homem que salvou muitas pessoas, não querendo saber se eram tutsis ou hutus.

    Este filme mostra bem o cinismo e a maldade que ainda existe neste mundo e como se deve olhar cada vez mais para a Parábola do Bom Samaritano e seguir o seu exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito curioso.

    Aguardo com expectativa a tradução em português.

    ResponderEliminar