Powered By Blogger

quinta-feira, janeiro 11, 2007

«Boom» católico no Sudão

A Igreja Católica está a renascer em Cartum, capital do Sudão, apesar das dificuldades que o país tem atravessado nos últimos anos. D. Daniel Marok Kur Adwok, Bispo Auxiliar, referiu ao gabinete de relações públicas da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) na Áustria que "a posição da nossa Arquidiocese se fortaleceu ao longo dos últimos anos, em larga medida graças ao apoio da AIS".
Este responsável assinala que, há 25 anos atrás, apenas havia 1 padre em Cartum, enquanto hoje existem 121 ao serviço desta Igreja local. A Arquidiocese sudanesa conta com 30 paróquias e 123 centros onde a Eucaristia é celebrada regularmente para os mais de 900 mil católicos de Cartum, Arquidiocese com 18 milhões de habitantes.

O Seminário de São Paulo deverá ser transferido para Juba, no sul do Sudão, já em 2007, a começar com os estudos em filosofia. Neste momento, 7 professores dão aulas a 73 candidatos ao sacerdócio.

A Arquidiocese católica conta ainda com o projecto Save the Saveable, como explica D. Adwok, "actualmente com 65 escolas onde estão 33 mil alunos e 105 professores". A iniciativa procura oferecer educação a crianças em idade escolar que fugiram dos confrontos no sul do país.

Apesar de agora haver um acordo de paz para esta região, há uma forte tendência para islamizar esta parte do país. Muitas organizações fundamentalistas islâmicas, especialmente da Arábia Saudita e Paquistão, apoiam apenas muçulmanos.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

4 comentários:

  1. Ó pa´, onde foste buscar a música do Outlandish e a tradução da letra? Ui, sem avisar, sem pedir?! Podes estar á vontade... mas podias ter dito. hihi. Ai o malandro!!! Isto é de todos!!! Bom trabalho, amigo!

    ResponderEliminar
  2. Penso que se devia ter maior preocupação com os que morrem a trabalhar em condições desumanas e sem segurança, como os mineiros, os do alto mar, em andaimes, etc.

    Agora, esses que têm como estilo de vida o lazer e o divertimento, que só vivem à custa de subsídios e de apoios empresariais, têm a vida que lhes apetece ter, e quem corre por gosto não cansa - morrem em consequência do estilo de vida que levam.

    É a velha história da cigarra e da formiga: uns, passam a vida inteira a trabalhar, enquanto outros só gozam e se divertem, batendo a todas as portas a pedir apoios.

    Já estou como a minha mãe: "morreram a trabalhar, a ganhar o sustento da família? Não? Então, não tenho pena".

    ResponderEliminar
  3. O comentário acima é para o Post anterior.

    ResponderEliminar
  4. A Civilização Ocidental, no alto da sua sabedoria, do seu poderio económico e da sua arrogância, rejeita a Cristo e o Cristianismo lentamente vai-se extinguindo.

    Mas porque os ricos e sábios dificilmente terão lugar no Reino, Cristo prefere manifestar-se aos mais simples, em qualquer do lugar do Mundo.

    ResponderEliminar