Powered By Blogger

quinta-feira, setembro 22, 2005

Bispo da Guarda vaiado na Vermiosa

"...Ao que o Terras da Beira sabe, neste último Domingo, populares das freguesias de Almofala e Vermiosa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, insurgiram-se contra a transferência do Padre X. Enquanto que em Almofada o sino tocou a rebate e muitos dos paroquianos escusaram-se a entra na igreja, na outra localidade, o bispo coadjutor foi vaiado e terá mesmo havido quem tenha pontapeado a porta da Igreja.
A GNR teve mesmo que intervir para acalmar os ânimos bem exaltados...". in TB 22.09.2005

Que comentário te merece esta notícia de primeira pagina?!!!

13 comentários:

  1. Sendo indigna a atitude das pessoas, não serão elas as maiores responsáveis pelo que está a acontecer. Que evangelização se tem feito?
    Tem sido a "eficiente" estrutura da igreja católica, que a tem feito crescer, mas será esse o seu objectivo de existir? Não se tem dado um enfoque exagerado à estrutura?

    Caro padre, parece-me que no destaque que tens dado a esta situação, dás um enfoque de culpabilidade ao padre em questão e aos paroquianos. Eles são uma parte do problema, mas não são; "o problema". Aquelas paróquias têm direito a ter um padre com o qual sentem empatia e têm construído comunidade. (Sei bem o que significa, ter como prior, alguém que está mais para se servir, do que para servir)e infelizmente, exemplos desses abundam por aí. Deve ser com medo de uma situação dessas que as pessoas se manifestam. O padre, se não está com vontade de ir embora, também devia ser isso tido em consideração. Os padres, são pessoas com afectividade, com desejos, com problemas, com dificuldades...não são nenhuns "extra-terrestres", como por vezes parece que nos querem fazer crer.
    Dir-me-ás:"O padre, é um missionário, deve estar disponível para servir e partir". Pois, pois, não vejo muito esse espírito na maioria dos padres diocesanos.
    Ser padre, ainda dá um certo "estatuto" que se tem mascarado muito com uma pretensa espiritualidade, mas às vezes as razões são bem humanas, como é natural. Ninguém vive só do espírito. Espírito e corpo são um só.

    ResponderEliminar
  2. "Que evangelização se tem feito?"

    Mais do que andar a resolver querelas locais, esta parece-me ser a pergunta que nos pode levar mais longe.

    ResponderEliminar
  3. Como é que hão-de entender os envangelhos se não os leem!!!

    ResponderEliminar
  4. Bem, não sei. "Eu sou de Apolo e eu de Paulo", não é? Estas coisas vêm de longe.

    ResponderEliminar
  5. Atitude propria de gente incivilizada...mais comentarios sao inuteis.

    ResponderEliminar
  6. " Atitude propria de gente incivilizada...mais comentarios sao inuteis."

    Mais comentários e reflexão poderiam ajudar a evitar estas situações no futuro. Para saber quem é civilizado ou não, creio que é preciso muito mais do que a notícia do post.

    ResponderEliminar
  7. Assobiar, maltratar, tocar o sino durante a Eucaristia, mesmo que haja razões para protestar, pnso que não manifestam grande fé!!! Quantos como ele poderiam recusar-se a mudar de paróquias se pensassem só com critérios humanos. É muito fácil dizer às pessoas que não quer sair e movimentá-las do que participar em reuniões, dialogar com os outros colegas, refelctir sobre a situação da diocese e procurar soluções para toda a diocese.
    Pergunto: porque que os padres em causa não participaram na reunião promovida pela diocese para reflectir sobre "A paróquia".
    Eu sei que muitos dos comentários são apenas uma análise de quem vê de fora e que tem muitas frases feitas. Mas tocar o sino como forma de protesto no momento da consagração é inqualificável. Só pode fazê-lo quem não acredita em Deus.

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo

    A ideia é fazer aqui um julgamento das pessoas envolvidas? Nesse caso seria melhor avisá-las para que possam apresentar a sua versão dos factos e defender-se.

    ResponderEliminar
  9. "critérios humanos" Não são todos? Eu só consigo ter critérios humanos...
    Critérios humanos, ou critérios egoístas?

    Estamos aqui a pronunciarmo-nos sobre uma situação muito concreta, onde toda a gente que aqui comentou já disse que os actos estão errados.
    Seria mais produtivo que nos centrássemos na questão: Que evangelização?
    Que comunidades temos, e que queremos?

    ResponderEliminar
  10. "Eu sei que muitos dos comentários são de quem vê de fora"
    Não será um julgamento precipitado?
    "Frases feitas" Quais?

    ResponderEliminar
  11. Amigo que vais substituir o colega anterior... Coragem e animo! Jesus não abandona!

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente os padres tiram a fé as pessoas com certas atitudes...mas ainda bem que existem padres como o Pe. Joaquim...

    ResponderEliminar
  13. Agora só falam mal das pessoas da Vermiosa...Mas as pessoas das outras terras onde o Pe. Joaquim tambem exercia a sua funçao foram para a Vermiosa protestar.Entao porque nao fizeram nos seus povos? Tiveram que ir para a Vermiosa e agora so falam das pessoas da Vermiosa...enfim...

    ResponderEliminar