Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 14, 2006

Ritos latino e bizantino unidos na peregrinação dos migrantes a Fátima

Ao final da manhã do dia 13 de Agosto, terminou em Fátima, a Peregrinação Internacional do Migrante e do Refugiado. Participaram na Eucaristia principal deste encontro de fé, celebrada no recinto de Oração do Santuário, 120 mil peregrinos.
Presidiu à peregrinação D. Dionisio Lachovicz, responsável da Igreja Greco-Católica pelas Comunidades Ucranianas no Exterior, que esteve em Fátima na qualidade de delegado do Cardeal Lubomyr Husar, patriarca da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, impedido de presidir à peregrinação por motivo de doença.
A Eucaristia internacional foi celebrada em rito latino e em rito oriental, o que aconteceu pela primeira vez no Santuário de Fátima... (esperemos que continuem a acontecer mais milagres como estes, porque afinal pertencemos á mesma Igreja- a Igreja de Jesus Cristo).

Durante a homilia, D. Dionisio Lachovicz abordou as causas da migração e também alguns problemas que enfrentam as comunidades de imigrantes, em especial as originárias dos países do Leste Europeu, ainda a recuperar das sequelas deixadas pelo sistema soviético.
“Ao caírem os muros e rasgarem-se as cortinas de ferro, o mundo inteiro percebeu o mal que o sistema soviético ateu conseguiu fazer nas pessoas e na sociedade, além da falência total do seu sistema económico. Nessas regiões apareceram então outras cabeças da serpente do mal... A falência do sistema soviético gerou novas estruturas da morte. (…) Como resolver os grandes problemas duma imigração que é sequela de um sistema injusto e criminoso? Como recuperar o sentido da vida, da família, da castidade, da pureza num contexto saturado de dor, separação e fortíssimas tentações de infidelidade? É possível ser honesto num mundo de mentiras e exploração? É possível ainda viver a cultura da vida dentro do contexto da cultura da morte? Do ponto de vista humano parece impossível, apesar de tanto esforço dispensado pelos Governos e pela Sociedade, pela Igreja e suas organizações de caridade. Todavia, sim, é possível! È preciso olhar para o alto! Para o alto, na direcção do sol e acharemos a solução. Acredito que o milagre da "dança do Sol" poderá repetir-se, apesar das tempestades morais do contexto actual. Nossa Senhora pede-nos conversão! É preciso converter-se da dimensão horizontal, das mazelas humanas, erguer os olhos rumo ao alto, recuperar diálogo singelo com Deus, a simplicidade da oração do rosário, e lá se descobrirá a fonte da justiça, fidelidade e vida” disse.
Em Fátima, hoje acontece o milagre! Chegámos peregrinos de várias latitudes - portugueses emigrantes dispersos pelos Mundo, trabalhadores imigrantes em Portugal procedentes de várias nações, refugiados á procura de paz e liberdade – aqui todos irmanados na fé em Cristo, com o coração ao Alto, em direcção do Sol, donde veio Nossa Senhora, cheia de luz. Aqui podeis reencontrar a vossa fé, a luz para a vossa vida de migrantes, a solução dos vossos problemas pessoais e familiares e o conforto da Igreja que vos ama com uma mãe”, disse ainda D. Dionísio.

Fonte: Ecclesia

1 comentário:

  1. Católicos, Ortodoxos, Protestantes, fazemos todos parte da mesma família em Cristo.

    Assim como numa mesma família há dissensões, assim tem acontecido em todos os tempos na vida da Igreja. Paciência! Mas quando há motivos para festejar, os familiares põem as divergências de lado e se reunem em alegria.

    Aconteceu em Fátima e acontecerá muitas mais vezes.

    Somos constantes "filhos pródigos", em constante retorno à Casa do Pai. E estou convicta de que Cristo não se importa nada e até se deve rir com frequência, das nossas comezinhas interpretações teológicas e doutrinais, teimosias que nada anula do essencial do Cristianismo, mas nos faz andar todos às turras uns com os outros e a formar Igrejas fora da Igreja.

    Mas, como Ele disse aos Seus Discípulos: "Deixai-o curar em Meu Nome, porque quem é por Mim, não pode ser contra Mim".

    ResponderEliminar