Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 04, 2006

Cultura e celebração africanas em Fátima

“A peregrinação que amanhã terá lugar em Fátima vai ser revestida de festa, cânticos, danças e instrumentos musicais próprios da nossa cultura.” Quem o afirma é o Padre Gaudêncio Sangando, da Capelania Diocesana dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Queremos ir a Fátima agradecer o ano pastoral que tivemos, pelo trabalho desenvolvido e manifestar a nossa fé com toda a nossa riqueza cultural.” São esperadas cerca de duas mil pessoas “mas se for como nos anos anteriores, aparecem sempre mais”.
A capelania faz um trabalho de ajuda aos emigrantes que chegam de África. “Uma ajuda à inserção na Igreja local e também procuramos que as pessoas não percam as suas raízes culturais. Quando aqui chegam, as pessoas sentem-se um pouco perdidas, é uma cultura diferente, apesar de partilharmos a mesma língua.” Há também diversos problemas sociais a que a capelania tenta dar resposta, prestando assistência social e encaminhando as pessoas para as diversas instituições sociais.
E a necessidade da capelania é muito actual. “Pela adesão e colaboração das pessoas nas actividades que programamos sente-se que o trabalho é importante. Porque apesar de as pessoas terem as suas paróquias, sentem falta de ir beber a uma fonte comum, e esses encontros culturais são muito importantes.
Fonte: Ecclesia

1 comentário:

  1. Looking for information and found it at this great site... »

    ResponderEliminar