Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 09, 2006

Obikwelu campeão europeu dos 100 e 200 metros

É mesmo uma medalha de ouro...
As sapatilhas verdes e vermelhas espelham bem o forte sentimento de nacionalismo que Francis Obikwelu levou para o Campeonato da Europa.

Nasceu na Nigéria, vive em Espanha, mas o seu coração é português. E ontem, quando dominou de forma categoria a corrida dos 100 metros encheu de orgulho o País que o acolheu e deu formação para deixar as obras e tornar-se num dos melhores velocistas mundiais.

Defendia o título dos 100 metros, mas não tinha sido ele a ganhar a corrida dos ‘Europeus’ Munique em 2002...
A festa foi do português e foi merecida pela classe como arrasou a concorrência terminando em 9,99 segundos. “Esta é que foi a primeira medalha de ouro”, disse com o suor ainda a escorrer-lhe pelo rosto. Ao peito levou um crucifixo, bem junto ao coração. A força divina, que sempre o acompanhou e deu coragem nos momentos mais difíceis estava mesmo ali.
DAS OBRAS AO ESTRELATO
O jovem que aproveitou a realização dos campeonatos mundiais de juniores em Lisboa (1994) para fugir à miséria da Nigéria. Preferiu trabalhar nas obras do que regressar a casa. Trabalhou no Algarve e Deus que sempre o acompanhou colocou no seu caminho a professora inglesa Mary Jo Morgan. Falou-lhe na sua paixão pelo atletismo e ela apresentou-o a Fausto Ribeiro (treinador do Belenenses) em 1996. Um diamante à espera de ser lapidado. Morou por baixo das bancadas no Restelo. Foi ‘adoptado’ por Isabel e Ricardo Ferreira – “são os meus pais portugueses”, diz orgulhoso o bicampeão europeu – e encontrou o caminho da tranquilidade e do sucesso nas pistas.
Rapidamente se transferiu para o Sporting – levou consigo Fausto Ribeiro –, mas nunca esqueceu os amigos. Continuou a ir à missa em Linda-a-Velha e até ajudava o padre na hora da comunhão. Aliás, até tem um irmão sacerdote.
As medalhas tornaram-no famoso. O porte atlético e a força com que corre na pista escondem o coração de uma pessoa muito sensível.
Naturalizou-se português em 2001 e, apesar de ter deixado o Sporting e ter mudado para Espanha, continua a defender as cores portuguesas, a dedicar os seus triunfos aos portugueses e a Nossa Senhora de Fátima, que visita sempre que pode.
Ontem, levantou os braços e agradeceu aos seus mais um enorme feito.
Fonte. Correio da Manhã

2 comentários:

  1. Eu não estava a perceber muito bem qual a razão do assunto sobre o Obikweli. Até que cheguei ao ponto onde referia que ele tinha um irmão padre (ah,ah,ah).

    Nasceu na Nigéria, vive em Espanha, mas o seu coração é português?
    Só foi português enquanto precisou.

    ResponderEliminar
  2. Há que fazer uma actualização ao post: a medalha de ouro dos 200 metros também já cá canta!! :)
    JS

    ResponderEliminar