Powered By Blogger

segunda-feira, maio 08, 2006

Portugal lidera “ranking” de divórcios A cada 33 segundos um casamento é desfeito na União Europeia

Portugal é o país com maior número de divórcios da União Europeia, onde a cada 33 segundos um casamento é desfeito, segundo um estudo do Instituto de Política Familiar (IPF).
Contas feitas, são quase um milhão de rupturas matrimoniais por ano. De acordo com o Diário de Notícias, que cita o estudo do IPF, "Portugal surge como o grande campeão, tendo registado, de 1995 a 2004, o maior aumento na taxa de divórcios (89 por cento)". Seguem-se a Itália (62 por cento) e a Espanha (59 por cento).
O estudo IPF vai ser apresentado amanhã no Parlamento Europeu, por ocasião do “Dia da Europa”. O presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, classificou a situação de "alarmante" e diz que para se ter a percepção da "importância dos números, é necessário assinalar que, em apenas 15 anos (de 1990 a 2004), registaram-se na Europa dos 15 mais de 10 milhões de divórcios". Em 2004 registaram-se 955.600 divórcios - um aumento de quase 50 por cento em relação a 1980 (637 mil divórcios).
Para Eduardo Hertfelder, "a agravar a situação está o facto de a diferença entre matrimónio e divórcios ter diminuído para metade nos últimos anos, de maneira que, por cada dois casamentos que se realizam na União Europeia, um termina em divórcio".
O Instituto de Política Familiar é um organismo internacional sedeado em Madrid, que tem por missão a defesa e promoção da instituição familiar.
Fonte: Lusa

4 comentários:

  1. "Portugal continua a ser dos países com menor taxa de divórcio

    A socióloga Anália Torres, investigadora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, esclareceu hoje que, apesar de o número de divórcios em Portugal ter aumentado, é "completamente falso" que o país seja o "campeão dos divórcios".

    "O que aumentou foi o número de divórcios, que eram poucos em relação aos outros países", sublinhou a investigadora.

    "É verdade que o crescimento foi grande, mas o número de que partimos era muito baixo", afirmou Anália Torres."

    No Público, aqui: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1256424&idCanal=62

    ResponderEliminar
  2. A Europa está apenas a aproximar-se dos números dos Estados Unidos, onde mais de 50% dos primeiros casamentos acabam em divórcio.

    Será que nos casamentos católicos a taxa é menor?

    Não será verdade que muitos casamentos católicos são simplesmente nulos porque os nubentes ou não sabem o que estão a fazer ou não estão decididos a fazer o que dizem?

    Qual é a experiência de quem preside a casamentos católicos?

    ResponderEliminar
  3. Em tempos fiz um estudo sobre a taxa de divorcio do casamento catolico e do casamento civil. Não o publiquei, fi-lo apenas pelo desejo de saber o que se passava.

    Na altura, uns 10 anos atrás, a taxa de divorcio do casamento catolico era, na pior das hipoteses, metade da do casamento civil.

    António Maria

    ResponderEliminar
  4. Já agora era boa ideia corrigir o titulo porque muitos leitores podem não ler os comentários e serem enganados pelo sensasionalista titulo do jornal "Publico"

    António Maria

    ResponderEliminar