Powered By Blogger

terça-feira, maio 23, 2006

O Código da Vinci - Boicotar ou elucidar?

Achei interessante esta tomada de posição do Bispo de Macau, que transcrevo:
A igreja católica deve «chamar a atenção» do público que o livro e o filme «O Código Da Vinci» são baseados numa novela e evitar dizer às pessoas para não verem o filme, considerou o bispo de Macau.
«É inútil dizer que não se pode ver o filme. O livro está traduzido em 44 línguas e o filme está em exibição em todo o mundo», afirmou D. José Lai em declarações à imprensa de Macau após uma exibição especial do filme.
O bispo de Macau considera também que o papel da igreja é o de «chamar a atenção dos católicos e do público em geral para o facto de que o filme é baseado numa novela, numa ficção que é uma teoria herética».
Para o líder da igreja católica de Macau, o filme é apenas isso mesmo, «um filme» e «não tem valor histórico, não é a verdade».
As declarações do bispo de Macau ganham importância tanto mais que o filme está a ser exibido no Centro Diocesano de Macau, explorado pela igreja católica local.
Num comunicado emitido pelo centro é sublinhando que a instituição se encontrava no «dilema» de «boicote ou exibição do filme», tendo sido tomada a decisão de passar a película nas salas de cinema porque «o debate com criticas pode fortalecer a (nossa) fé».
«Toda a crise se pode tornar numa boa oportunidade para crescer e amadurecer, para adquirir mais consciência, responsabilidade e maior conhecimento religioso por parte dos cristãos», razão porque é considerada uma «acção negativa o boicote do filme».

6 comentários:

  1. Parece-me uma atitude exemplar.

    ResponderEliminar
  2. Täo simples e täo pedagógico.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vou tão adiantada. :)
    Fiquei-me pela pergunta que fizeram, aqui há tempos, quanto ao evangelho de Judas. Tenho uma análisezinha despretenciosa e as minhas desculpas se não é completamente canónica mas a intenção não é ofender. São apenas algumas ideias mal amanhadas e pior embrulhadas para dar que fazer à mente e ao espírito.
    Espero que não desgostem de todo.

    Link aqui.

    ResponderEliminar
  5. Claro que essa é a atitude correcta.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei mesmo da pesquisa e reportagem feita pelo jornalista francês, Chaumeil.
    Abençoado seja ele por se ter dado a essa árdua tarefa de desmistificar e desembrulhar toda essa parangona de falsidade do priorado de sião e das teorias falaciosas engendradas por uns quantos espíritos enganadores - Dan Brown, Margareth Starbird, os dois autores de "Holy Blood..." e não sei quantos mais, que sofrem de esquizofrenia vendo coisas onde elas não existem: confundem a realidade com o imaginário, claro que no intuito de engordar as suas contas bancárias, mesmo sendo péssimas obras, sem ponta por onde se lhes pegue.
    Mas, infelizmente, eles sabem que há muita gente com poucos conhecimentos, que facilmente absorvem aquilo que se lhes conta e ficam com a cabeça às voltas e deliram com histórias do arco da velha.
    Esses autores, são verdadeiros anti-cristos.
    "Vem, Senhor Jesus. Há tantos sinais de que a tua volta não está longe". (Papa Pio XII).
    Ora, se Ele já não estava longe nessa altura, agora, está às portas.
    Aleluia, que é o fim do Mundo!!

    ResponderEliminar