Powered By Blogger

quarta-feira, janeiro 14, 2009

D. Jorge Ortiga: Igreja «não tem nada contra» casamentos inter-religiosos

Sem comentar directamente as declarações do cardeal D. José Policarpo que alertava para os riscos dos casamentos com muçulmanos, D. Jorge Ortiga reconheceu que essas uniões «são coisas que vão acontecendo» um «pouco por toda a Europa» e «Portugal não é excepção».

No entanto, «alertamos a quem se quer casar pela Igreja» que o cônjuge «não se pode opor à educação católica», explicou.

De resto, as «pessoas podem encontrar compromissos» no respeito da fé de cada um podendo existir casamentos entre católicos e «hindus, muçulmanos, judeus ou evangélicos».

«Tem é que haver um cuidados nos processos» no «sentido do respeito e liberdade de cada um», alertou D. Jorge Ortiga.
Fonte: Sol

2 comentários:

  1. depois de visitar o "migalhas" parei aqui e quero apresentar os parabens pelo que vi... realmente desconhecia o facto do bispo de beja ter tambem ja utilizado a net como meio de fazer presente a voz do pastor, mais perto...
    Como cristão e leigo que sou inquieta-me esta posição e as palavras que D. José Policarpo proferiu sobre a questão dos muçulmanos... não percebo se estamos num avanço ecuménico ou se estamos num retrocesso inquisitório...
    Deus sabe os porques, mas muitas vezes os homens nao sabem e nem tem noção.. será que esta é a forma de fazer a "vontade do Senhor" Haja uma só Igreja e um só Pastor???
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Há cinco anos atrás, o documento passou despercebido entre nós. Mas as coisas já eram ditas claramente...
    http://www.vaticanradio.org/portuguese/brasarchi/2004/RV20_2004/04_20_31.htm

    JS

    ResponderEliminar