Powered By Blogger

terça-feira, junho 13, 2006

O NOVO BISPO DE VISEU É NATURAL DA DIOCESE DE VISEU!!!

"Convosco, por Cristo, para Todos
O Bispo de Viseu não é quem todos esperávamos. Eu não sou quem, certamente, desejáveis. Sou o Pe. Ilídio Pinto Leandro, ordenado sacerdote em 25 de Dezembro de 1973, alguém pecador e muito pobre, em relação à tradição e à grandeza desta nossa Diocese e, sobretudo, em relação ao meu querido antecessor e nosso amado Bispo, o Senhor D. António Augusto dos Santos Marto.
Foi com a maior surpresa e com enorme admiração que recebi a informação da minha escolha para Bispo e, logo, desta minha e nossa querida diocese de Viseu. Senti alguma força e muito conforto no lema que, de repente, me veio ao coração: Convosco, por Cristo, para Todos.
De facto, é mesmo isto que eu vou procurar viver no ministério episcopal que o Santo Padre me confiou: sou um de entre vós e quero estar, viver e caminhar convosco e, para isto, quero contar com todos vós; nesta vida e neste caminho a percorrer em comum, quero que tudo seja por Cristo e fazer tudo somente n’Ele e com Ele; para me dirigir a todos, sem qualquer distinção de idade, de credo, de sexo ou de cultura."
  • Que achas de um Bispo ser natural da sua Diocese?
  • Que achas de não ter sido Auxiliar de Braga, Lisboa ou Porto?
  • O que pensas do método de escolha dos novos bispos? Quem escolhe? Quais e como?

19 comentários:

  1. Por acaso não sei como são escolhidos os bipos. Pode esclarecer-nos?

    ResponderEliminar
  2. Faço figas para que seja desta que um profeta seja bem recebido na sua terra...

    ResponderEliminar
  3. Isso säo demasiadas perguntas para um comentário só!
    Vou responder só à primeira. Amanhä volto cá...:)

    Acho bem. Acho mal.
    Bem, porque sendo da diocese, decerto terá um conhecimento dos ritmos, sensibilidades, carências e necessidades muito mais profunda do que qualquer paraquedista. Poderá, portanto, ter uma acçäo pastoral muito mais adequada e eficaz.

    Mal, porque corre o risco de ser abrangido por aquele velho adágio que diz que "santos da terra näo fazem milagres". No presbitério a que vai presidir encontrará os seus amigos e solícitos colaboradores e encontrará, também, os seus adversários, concorrentes e manhosos de toda a vida... :)

    Depende, portanto, da pessoa e das circunstâncias. Acredito que ao ser tomada a decisäo se têm em conta estas variáveis. E pode, portanto, ser uma boa soluçäo.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à segunda... Näo sei se era esse o costume até agora, mas parece-me boa altura para o mudar, caso o fosse.

    Os Bispos Auxiliares näo têm grande razäo de ser. O Bispo é pastor. Ser Auxiliar é uma chinesice que os senhores bispos de dioceses "importantes" acham necessário. Mas näo é. A única coisa que um Bispo Auxiliar pode fazer que näo pode ser feita por um sacerdote da própria diocese é Ordenar. Logo... näo é preciso.
    Por outro lado, ser Auxiliar permite-lhe "aprender a ser Bispo". Pode ser útil. Humm...

    Essas tradiçöes relacionadas com as proveniências dos bispos de algumas dioceses säo vazias de substância. Portanto, parece-me normal que näo se tenham em conta.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo. Bispos auxiliares é uma chinesice. Como tu dizes qualquer padre pode fazer o mesmo excepto ordenar. Dizem que há falta de padres mas parece que não faltam vocações para bispos... ahhh
    Agora a sério se não estou enganado a escolha dos bispos auxiliares é uma escolha directa do bispo residencial. Ele escolhe alguém para o ajudar e depois é enviado para outra diocese?!!! Não tem lógica.
    Concordo contigo, Manuel, é boa altura para mudar. Portugal está cheio de bispos auxilares de Lisboa, Porto e Braga.
    Deixem que o Espirito actue.

    ResponderEliminar
  6. Espírito? Deves ser daqueles jovenzinhos activistas que ainda se revolta contra a autoridade paterna. Querias anarquia e depois o pessoal ia a votos para teres oportunidade de ser bispo tb ? ....ahhhh pois é

    ResponderEliminar
  7. Manuel:
    O giro é que os tais das "manhas" estão identificados e agora não podem fugir com disfarçes. Os enimigos se forem mesmo enimigos estão identificados na mesma e finalmente poderão ter oportunidade de tomar juizo.
    Ou defendes que esse tipo de "porcaria" continue?

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente é o bispo de viseu... Era um bom padre, pelo que sei, como bispo é uma miséria... sem palavras. Um bispo deve amar os seus padres, cuidar deles e olhar por todas da mesma forma, este está longe disso... vive de grupos... Que com a rapidez que veio assim vá para outra diocese, Viseu merecia melhor.

    ResponderEliminar
  9. Para pessoas de fé, todos vocês me parecem pessoas muito mesquinhas e demasiado embrenhados em "guerrinhas", "inimigos", "adversários", "manhas"...??? Onde está o amor, a paz, a fraternidade, enfim... onde está o espírito de boa fé...? Vim parar a este blogue por acaso mas... que desilusão os vossos comentários... E que desilusão a Igreja Católica se dela fazem parte pessoas assim.

    ResponderEliminar
  10. Sejamos todos sinceros. Todos nós temos pessoas com as quais nos damos melhor e outras pior. e os padres e bispos não são excepção. temos todos personalidades diferentes.
    Logo antes de apontarem defeitos aos outros, vejam o que cada um de vós faz para melhorar todos os dias. ERRARE HUMANUM ES.
    Procurem melhorar todos os dias, procrurem ser como Jesus que seguiu esse mesmo caminho e que nos deixou um testemunho de Amor inegualável.
    Eu tenho tentado, e garanto-vos que isso é fonte de maior felicidade.

    ResponderEliminar
  11. Foi com grande satisfação minha que vim parar a este bolg. Fiquei, porém, muito surpreendida com a qualidade de alguns comentários. É com muita pena minha que veja a nossa sociedade cada vez mais doente e mais afastada de Deus.Não digo da Igreja,mas sim de Deus. Porque não precisamos de frequentar a Igreja para manifestarmos o nosso amor por Deus.Podemos amá-lo de formas diferentes. Para isso é necessário antes de mais nada cumprir os 10 mandamentos.Agora eu pergunto: Quem somos nós para julgar alguém? "O que de entre vós não tiver pecado,que atire a primeira pedra"."Ama o teu próximo como a ti mesmo." Conheço pessoalmente O Sr.Bispo de Viseu por quem tenho o maior respeito e a maior admiração. Fiquei muito feliz que tenha sido escolhido para bispo,embora, ao mesmo tempo, sentisse alguma tristeza porque a sua nomeação o levou para longe da terra onde vivia e onde trabalhava( que é também a minha).
    Os meus sinceros parabéns ao senhor Bispo que, para mim, será sempre o padre Ilídeo, de quem tanto gostamos.Estou convencida que saberá desempenhar muito bem o papel que lhe foi confiado e que o fará com tanto amor como o fazia quando era um simples sacerdote. Nunca fui uma frequentadora assídua da igreja, contudo sempre que o fazia, apercebia-me da enorme paz que transmitia nas suas omilias.

    Boa sorte e até sempre SR. Padre Ilídio.

    ResponderEliminar
  12. Sérgio Fernandes30 março, 2009

    Realmente, és um grande pecador e ajudas, na tua santa inocência, os inimigos da Igreja Católica. Reflecte na tua desmesurada vaidade.

    ResponderEliminar
  13. Realmente, tu Sérgio Fernandes, tu és um grande ignorante! É pena que a religião católica tenha como seus representantes e fiéis pessoas como tu! Ou então pessoas que achem que será melhor a morte, ao uso de latex!Isso sim é de uma garnde ignorância e desconhecimento!

    ResponderEliminar
  14. sophia coimbra31 março, 2009

    nao me revejo em religioes,talvez por pensamentos como estes em que se defendem utopias como a abstinencia sexual... vergo-m ao esforço de recusa do pecado da carne a que os padres resistem mas nao vale a pena seker sonharmos que o resto da humanidade tenha tanta resistencia ao pekado original... estou a meio d um curso de saude e muito me xokam os ideais da igreja catolica acerca do uso do preservativo, xega a ser angustiante que sabendo o poder que a igreja tem sobre certos fieis dedicados que respeitando os principios do vaticano, nao utilizam preservativo, qndo a fé nao xega para para satisfazer uma das necessidades basicas do ser humano::::: o sexo!! eh necessario que as religioes deixem cair certos moralismos e abram horizontes, nao só para a realidade do sec 21 mas tb para a realidade da humanidade!! existem doenças mt mais antigas q o VIH!! e mtas delas têm tbem efeitos incontornaveis... entre a religiao e o apelo da carne... que se proteja a saude, a noxa e a do "nosso irmao", porke isso sim, sera avaliado no "Juizo Final" da noxa dignidade como seres humanos

    ResponderEliminar
  15. Não sei onde à tanta hipocrisia, sejamos sinceros eu conheço Dom Ilídio há bastante tempo e sempre o vi como um exemplo a seguir. Quando era padre eu dizia o senhor padre Ilídio não deve demorar muito que não seja Bispo, porque via nele virtudes de uma pessoa de bem! Agora vêm para aqui dizer certas coisas que para mim são só parvoíces, era melhor estarem calados e deixarem de disser estas parvoíces. Dom Ilídio que Deus o ajude a continuar sempre assim porque é sinal que é bom pastor e sabe tratar bem das suas ovelhas.

    ResponderEliminar
  16. enfim..um bispo arrogante e ignorante,longe de ser amigo das populacoes!!por mim ja devia estar fora de viseu!!!

    ResponderEliminar
  17. Ai se sobre cada um de nós recaísse a crítica pública banal! Defeitos? Certamente. Virtudes? Também muitas. Para mim, é uma voz profética, numa Igreja por vezes um pouco acomodada às circunstâncias.

    ResponderEliminar
  18. Que coisa feia este blog aceitar comentários anónimos de padres e cristãos inteligentes. Porque atirar a pedra e esconder a mão? Eu só tenho um nome para isto: COVARDIA. Sou padre casado, moro no Brasil há 43 anos, sou da diocese de Viseu e neste e noutros blogs e sítios da internet, tive notícias de Dom Ilídio desde 2009.
    Gostei de sua coragem em dizer o que pensa e de tomar atitudes abertas quando está em questão o bem social e espiritual do povo que Deus lhe confiou. Atitude muito comum aqui no Brasil onde há um bom número de bispos bem engajados com o bem, do seu "rebanho", solidários, abertos, acessíveis, que têm a coragem e a simplicidade de denunciar abusos de indivíduos e de autoridades que exploram, perseguem ou tiram ao povo os seus direitos.
    Admirei, na internet, as atitudes corajosas de D. Ilídio em relação a temas atualíssimos, graves e perturbadores, como Sida, preservativos, violência e desamor no casamento, etc. Francamente eu não estava habituado a ver atitudes tão claras e corajosas nos bispos portugueses.
    Também admirei a atitude de D. Ilídio com a situação pessoal, familiar, cívica e eclesial dos padres casados, essa mão de obra tão qualificada que está aí, parada, porque nem o Vaticano nem quase nenhum bispo tem a coragem de a aproveitar. Ou de os convidar para se unirem, se cultivarem e dialogarem entre si e com os colegas padres solteiros e com o bispo. Pelo contrário, fazem de conta que eles não existem. Fiz questão de, nas minhas férias aí em Maio de 2010, visitar D. Ilídio e trocar ideias com ele sobre a Igreja em Portugal, a diocese de Viseu, a situação do clero, a participação dos leigos, etc. E, francamente, gostei do que vi e ouvi. Deu-me deu a impressão de um bispo simples, acolhedor, muito humano, inteligente, com idéias claras e muito abertas sobre Igreja, Povo de Deus, Leigos, Moral, sobretudo no campo complicado e polémico da bioética.

    Soube de uma primeira reunião, a convite dele, com os padres casados da e na diocese em novembro de 2009. E tive a felicidade de, junto com minha esposa, participar da segunda, em Maio de 2010, a convite dele.
    Foi uma bela reunião, muito fraterna, com o convite para uma terceira antes do fim do ano, que já se deve ter realizado.
    Parabéns à diocese de Viseu por ter um bispo pastor, preocupado com a vida real, concreta, da grei que Deus lhe confiou.

    João Tavares
    São Luís – Maranhão – Brasil
    e-mail: tavaresj@elo.com.br

    (Estou a enviar no modo ANÓNIMO, porque foi a único modo possível)

    ResponderEliminar
  19. SR. João Tavares

    Obrigado pelo seu comentário, fiquei muito satisfeito por ver que na Igreja existem pessoas capazes de dizer o que pensam e que acham que está correcto. Também eu conheço muito bem o Sr. Bispo D. Ilídio e tal como o meu amigo ( e uso este termo porque gostaria que o fosse ) também o admiro, respeito e estarei disposto a defendê-lo. Sou candidato ao Diaconado Permanente e o meu comentário serve unicamente para lhe deixar um " Bem-haja".
    Do amigo,
    Manuel Vaz
    Mangualde

    ResponderEliminar