Powered By Blogger

quarta-feira, maio 13, 2009

Na Igreja Católica oriental o celibato é opcional

IGREJAS CATÓLICAS DE RITOS ORIENTAIS:(LIGADAS A ROMA):
A Igreja católica romana é uma reunião de 6 ritos, que se subdividem em 23 igrejas. Todas estas igrejas são autónomas. A igreja que conhecemos melhor é a Igreja Latina - Romana que é apenas uma das 23. Todas são iguais e nenhuma é mais católica que a outra. E todas reconhecem o primado do Sumo Pontífice Bento XVI.
ESSAS IGREJAS SE DIVIDEM EM 06 GRANDES RITOS, LISTADOS ABAIXO:
  • Rito Latino
  • Rito Bizantino
  • Rito Arménio
  • Rito Antioqueno
  • Rito Caldeu
  • Rito Alexandrino.
ORDENAÇÃO DE PADRES NOS RITOS ORIENTAIS:

As Igrejas Católicas de Ritos Orientais, ligadas à Roma e obedientes ao Santo Padre Bento XVI, ordenam candidato ao sacerdócio no estado civil em que se encontrar.

Se está solteiro, será ordenado diácono e padre solteiro.
Se está casado, será ordenado diácono e padre casado.



O diácono e padre casado exercem o seu ministério na paróquia e o solteiro dentro de uma ordem religiosa. Só o padre solteiro, religioso, pode ser sagrado bispo.

4 comentários:

  1. Algo que desconhecia.
    Porque não se fala?
    O que leva os padres a esquecerem esta realidade?
    Como é possível argumentação de alguns sacerdotes quando sabem que na India, no Quénia, na Uccrania, na Russia, no Iraque..., no LIBANO, onde à dias esteve o Papa e muitos sacerdotes casados concelebraram com ele?!!!

    ResponderEliminar
  2. Bem, fui seminarista por 14 anos, e a questão do celibato sempre ficou clara para nós, na formação, que seria algo opcional. Opcional que eu diga, que faz parte da característica de ser padre. Não creio que o celibato é um problema para os padres. Se o é, é porque este não tem consciência ou foi mal formado. Mal instruido. Não vejo porque tantas polemicas entorno deste assunto. Se não queres ser celibatário, é simples, nao precisa ser padre. O padre agora virou profissão??? e sempre soube, desde quando entrei no seminário que existia o rito Oriental, onde padres eram casados. A curiosidade é de cada um para saber e se informar.

    ResponderEliminar
  3. Saber até sabia, mas canonicamente não podia entrar no seminário lá. Há igrejas católicas de rito oriental em São Paulo onde o Bispo de lá não pode "recrutar" seminaristas casados... Porquê?? Porque se a comunidade católica ficar informada o "bicho pega" e aí começa a liberar, pelo menos teremos mais "homens" para ser padre, poderão orientar melhor sobre a família, etc... É só ler a Carta de São Paulo a Timóteo e verás que até mesmo o Bispo podia se casar... A grande dificuldade não é o celibato, mas a Eucaristia que chega para o povo a cada 2 anos no Amazonas!!! E em outras comunidades católicas também... Acontece que para consagrar a Eucaristia tem-se por equivalência ser celibatário então celibato e Eucaristia estão no mesmo patamar na Igreja Latina... O que vale mais a Eucaristia ou o Celibato???

    ResponderEliminar
  4. eu amo um padre catolico.
    foi ele que começou tudo.
    hoje ele foi transferido de igreja.
    deram a ele um trabalho mais remunerado.
    ele ganha bem mais.
    conversei com ele um dia desses. ele disse; ganhei o cargo, porque fui obediente ao bispo. dinheiro, viagens, titulos e muito prestigio, pode se conseguir se for obediente ao bispo.

    ResponderEliminar