Powered By Blogger

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Um carisma pode ser regulamentado?

Os carismas apoiam-se numa aptidão natural para uma conduta ou estilo de vida especifico.
E os carismas são talentos recebidos como um dom de Deus, fundados em dons naturais e sobre o potencial humano, ordenados ao bem comum, à construção do reino de Deus. E, para além disso, marcam toda a existência daquele a quem são concedidos. A evolução espiritual e pessoal desta pessoa fica estritamente vinculada à forma como respeita, desenvolve e exerce os dons recebidos.
Assim, parece que alguns homens e mulheres possuem o carisma do celibato. Receberam a chamada graça divina que os levou a comprometerem-se com uma vida celibatária ao serviço dos outros e da construção do Reino de Deus. Para estas pessoas, o celibato é a maneira mais adequada para viverem as suas vidas. O que recebe este carisma, como diz Schillebeeckx: «é existencialmente incapaz de viver doutra maneira».
O «carisma do celibato» é e será sempre uma construção.
É a tentativa humana de entender o que parece ser um designio divino que impele alguns homens e mulheres a levarem vidas sãs e felizes sem o consolo de uma esposa ou esposo, concedem-lhos as graças necessárias para isso.
INTERROGAÇÕES?
  • São os carismas em geral e o carisma do celibato em particular dons necessariamente permanentes?
  • Pode uma pessoa ser chamada a viver celibe durante um período de tempo determinado?
  • Pode o dom do celibato morrer de morte natural?
  • Um sacerdote que abraça inicialmente o celibato por razões que não são sâs - por exemplo, medo de ter uma relação madura e sexual ou medo do compromisso que implica o matrimonio - pode progredir para uma vida celibatária autêntica?

2 comentários:

  1. Meu caro, Deus sabe como fazer as coisas. Na altura certa Ele permitiu o clero casado.... E se voltar a ser necessário, Ele vai trabalhar para isso.

    ResponderEliminar
  2. O Blog Dominus Vobiscum criou um prêmio para os blogs que foram ao longo de 2008 propagadores da Doutrina Católica. Fico feliz em dizer que dentro dos critérios estabelecidos, o seu blog foi escolhido e condecorado com esse selo. Se for possível, gostaria que você passasse no nosso blog e colasse o selo aqui. O endereço é:

    http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/12/15/blogs-recebem-o-selo-dominus-vobiscum/

    Desde já, muito obrigado pelo seu empenho para evangelizar!

    Dominus Vobiscum

    (Obs.: Este é um outro prêmio ok?)

    ResponderEliminar