Os carismas apoiam-se numa aptidão natural para uma conduta ou estilo de vida especifico.
E os carismas são talentos recebidos como um dom de Deus, fundados em dons naturais e sobre o potencial humano, ordenados ao bem comum, à construção do reino de Deus. E, para além disso, marcam toda a existência daquele a quem são concedidos. A evolução espiritual e pessoal desta pessoa fica estritamente vinculada à forma como respeita, desenvolve e exerce os dons recebidos.
Assim, parece que alguns homens e mulheres possuem o carisma do celibato. Receberam a chamada graça divina que os levou a comprometerem-se com uma vida celibatária ao serviço dos outros e da construção do Reino de Deus. Para estas pessoas, o celibato é a maneira mais adequada para viverem as suas vidas. O que recebe este carisma, como diz Schillebeeckx: «é existencialmente incapaz de viver doutra maneira».
O «carisma do celibato» é e será sempre uma construção.
É a tentativa humana de entender o que parece ser um designio divino que impele alguns homens e mulheres a levarem vidas sãs e felizes sem o consolo de uma esposa ou esposo, concedem-lhos as graças necessárias para isso.
INTERROGAÇÕES?
- São os carismas em geral e o carisma do celibato em particular dons necessariamente permanentes?
- Pode uma pessoa ser chamada a viver celibe durante um período de tempo determinado?
- Pode o dom do celibato morrer de morte natural?
- Um sacerdote que abraça inicialmente o celibato por razões que não são sâs - por exemplo, medo de ter uma relação madura e sexual ou medo do compromisso que implica o matrimonio - pode progredir para uma vida celibatária autêntica?
Meu caro, Deus sabe como fazer as coisas. Na altura certa Ele permitiu o clero casado.... E se voltar a ser necessário, Ele vai trabalhar para isso.
ResponderEliminarO Blog Dominus Vobiscum criou um prêmio para os blogs que foram ao longo de 2008 propagadores da Doutrina Católica. Fico feliz em dizer que dentro dos critérios estabelecidos, o seu blog foi escolhido e condecorado com esse selo. Se for possível, gostaria que você passasse no nosso blog e colasse o selo aqui. O endereço é:
ResponderEliminarhttp://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/12/15/blogs-recebem-o-selo-dominus-vobiscum/
Desde já, muito obrigado pelo seu empenho para evangelizar!
Dominus Vobiscum
(Obs.: Este é um outro prêmio ok?)