Powered By Blogger

quarta-feira, junho 15, 2005

QUE PADRES... ...PARA A IGREJA?

A Igreja tem os padres que merece. Terão os padres a igreja merecida e que eles servem?
Quais são os tipos mais vísiveis e frequentes de padres?
  • Os vaidosos e orgulhosos. Entre os padres, há alguns que são vaidosos, e mesmo bastante orgulhosos ou por causa das suas qualidades e talentos ou, sobretudo por causa da sua situação de eleitos. Mantem um religião de proveito e de poder!
  • Os moralistas. Esquecem o Evangelho do Amor e da Misericórdia e na cabeça só tem normas e mais normas. Muitos, transformaram o confessionário num lugar de tortura!
  • Os pessimistas. Se um padre se torna pessimista incorrigível isso é grave, porque por vocação, deveria confiar plenamente em Deus. E quantos, devido à sobrecarga de trabalhos pastorais, à falta de apoio dos superiores e colegas, às experiências margas de insucessos repetidos cairam infelizmente no pessimismo?
  • Os músicos. O padre não deveria, acaso, ser um músico por natureza para cantar os louvores de Deus e reforçar a sua alegria interior e para fazer cantar os outros? Toda a vida do padre deve aparecer como um cântico contínuo diante de Deus e diante dos homens....
  • Os palhaços. Os palhaços conseguem rir de si próprios e rir também dos outros. A grande dádiva de Deus é o humor. Uma igreja que não reconhece a dádiva do humor e não a cultiva intensamente não é séria.
  • Os profetas. O padre não tem o carisma de decifrar o futuro, mas é indespensável que se preocupe em decifrar os sinais dos tempos. Se ele vê tudo negro é um falso profeta. O verdadeiro profeta não é o cego fecha os olhos aos aspectos negativos da vida, mas é aquele que os vê à luz de Deus.
Que padres... .... para a IGREJA?

6 comentários:

  1. Acho que os que mais se vêem são as três primeiras categorias enunciadas; por isso que a malta os acha uns chatos de galochas...e pouco do que dizem faz sentido no sec XXI!

    Cheguei cá por um comment no Confessionário, mas acho uma boa ideia, este Conclave!

    ResponderEliminar
  2. Luz, não inquietes demais os nossos Padres :)

    ResponderEliminar
  3. Achas que os inquieto Goldmundo?! Eu acho que eles gostam mesmo é de ser inquetados, graças a Deus! Estes são "pessoal fixe" !

    Beijinhos e abraços a todos os inquietos deste mundo!

    ResponderEliminar
  4. Apelar ao "Conclave" é puro motim, Luz :P

    ResponderEliminar
  5. Very cool design! Useful information. Go on! »

    ResponderEliminar
  6. This is very interesting site... »

    ResponderEliminar