Powered By Blogger

sábado, abril 22, 2006

Cardeal diz que preservativo e aborto são males menores

Carlo Maria Martini é um dos principais rostos da chamada ala progressista da Igreja Católica.
Um dos mais proeminentes cardeais da Igreja Católica admite que o preservativo e a interrupção voluntária da gravidez são em alguns casos males menores.

O cardeal Carlo Maria Martini, antigo arcebispo de Milão, considera que no caso da luta contra a sida a utilização do preservativo pode ser um mal menor se, por exemplo, um conjuge for seropositivo. A propósito do aborto, o cardeal Martini considera positivo que a legalização da interrupção voluntária da gravidez tenha contribuído para reduzir o número de abortos clandestinos. Opiniões publicadas ontem num semanário italiano.
O cardeal Carlo Maria Martini, jesuíta de 79 anos, é um dos principais rostos da chamada ala progressista da Igreja Católica.
Fonte: SIC

29 comentários:

  1. Ai se ele tinha chegado a Papa... :)

    ResponderEliminar
  2. sendo jovem de 20 anos, vejo que á muita ignorancia da parte de alguns sacerodtes, que devem ser isntruidos mas sobretudo perdoados... nós podemos ser modernos, mas sabe-lo ser com cabeça, tronco e membros. Penço que Bento XVI é o Papa indicado para este mundo tão conturbado

    ResponderEliminar
  3. Já agora, valia a pena comparar a entrevista de Martini com a de Policarpo à Homem Magazine (edição de Abril). Pelo menos, não haja dúvidas que a fotografia do Patricarca na capa da revista dá bem nas vistas... :)

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena ler a entrevista integral do cardel martini, duma lucidez e profundidade inspirantes.

    ESte entrevista deixa sobretudo uma ideia fulcral - a Igreja tem muitas vozes, mesmo em termos da hierarquia. E se o Cardeal Martini asim se expressa abertamente, não o faz certamente a revelia do Papa

    ResponderEliminar
  5. Vale a pena ler a entrevista integral do cardel martini, duma lucidez e profundidade inspirantes.

    ESte entrevista deixa sobretudo uma ideia fulcral - a Igreja tem muitas vozes, mesmo em termos da hierarquia. E se o Cardeal Martini asim se expressa abertamente, não o faz certamente a revelia do Papa

    ResponderEliminar
  6. Haja Deus!

    E sobretudo bom senso e iluminação espiritual.

    Já basta de haver tanta gente a sofrer.

    ResponderEliminar
  7. Uma voz para expressar o que muitos pensam,...
    Um balão de ensaio para medir a reacção da hierarquia e do laicado,...
    Afirmações de alguém que sabe o que diz,...
    Alguém que tem autoridade para fazer certas afirmações que seriam condeandas a outros,...
    Pelo menos é o que eu penso.
    Um abraço pascal

    ResponderEliminar
  8. Afinal, parece que as declarações de Martini não surgem avulsamente. Numa outra entrevista (que o jornal Público de hoje, segunda, noticia), o cardeal Barragan refere estar para breve a publicação de um documento, a pedido do Santo Padre, sobre o uso de preservativos para evitar o contágio com o vírus da sida. Um pequeno passo para a sociedade, um grande salto para o Vaticano... :)

    ResponderEliminar
  9. Será que é desta que a igreja católica começa a ver que só pegando o touro pelos cornos...conseguirá ser mais humana e actualizada?!...
    Ainda bem que há cardeais como Martini, que não tem medo de encarar e dizer o que pensa!!!!
    Um bzummzumm cheio de mel da abelhinha, que vai esvoaçando por aí e lendo todas estas coisas

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Mas olha lá... é preciso ser um "perigoso" progessista para dizer estas coisas? Parece-me que basta o sentido comum (que é, muitas vezes, o menos comum dos sentidos...).

    ResponderEliminar
  11. A sorte de Martini é não ser espanhol, que a Conferência Episcopal dos nossos vizinhos parece ter lançado uma caça às bruxas para combater a secularização interna e a dissidência teológica... :)

    ResponderEliminar
  12. Ora bolas: afinal, o Barragán já veio esclarecer que o seu dicastério não está a preparar nenhum documento, mas apenas um "estudo" para discussão interna, não sendo certo que venha a dar origem a qualquer pronunciamento papal sobre o assunto.
    Mais: está a ser equacionado o uso do preservativo apenas no caso de casais unidos em matrimónio sacramental em que um dos conjuges tenha Sida.
    Ai a nossa Igreja... :(

    ResponderEliminar
  13. Mais uma sugestão para comparar os diferentes estilos de se ser Igreja: leia-se a destacada entrevista de um tal Nuno Brás, professor de teologia na UCP e reitor do Seminário de Cristo-Rei, ao semanário O Diabo (edição de 25 de Abril).

    ResponderEliminar
  14. Na conferencia de imprensa para balanço da assembleia plenária da CEP, D. António Montes foi instado a pronunciar-se sobre as declarações de Martini e Barragan. Proferiu apenas palavras de circunstância, mas já deu para umas cachas jeitosas nos telejornais da noite... :)

    ResponderEliminar
  15. Estou espantada. Mas esse é que é o caminho.

    ResponderEliminar
  16. Que pena a Igreja levar demasiado tempo para aceitar aquilo que é gritante há tanto tempo... A questão do preservativo foi sempre mal interpretada, que não se pretenda resolver o problema da sida com o preservativo, mas assentar numa educação de vida sexual regrada e reponsável entendo mas afirmar-se contra o preservativo apenas é um disparate! Ainda há pouco tempo num canal da TV Cabo mostrou uma entrevista a um cardeal (não me recordo qual) que teimava que o latex não era um meio seguro etc...
    O mundo evolui rapido, demasiado rápido, a mensagem de Jesus é sempre a mesma e assenta no Amor, mas parece-me que as decisões da Igreja andam sempre muito lentas...

    ResponderEliminar
  17. Oh, que lindas manchetes nos jornais Correio da Manhã e Público de hoje (sexta)!... Então não é que o santo bispo pediu aos jornalistas que não truncassem as palavras dos cardeais, e vem ele próprio a ser vítima do mesmo?...
    Claro que os periódicos podem advogar que se tratou apenas de "wishful thinking"; mas não deixa de haver uma pontinha de ironia...
    A sorte é o Núncio andar adoentado, senão já rolavam algumas cabeças mitradas... :)

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. O uso do preservativo enquanto meio para evitar a propagação da sida parece-me recomendavel embora se deva salientar que não é 100% eficaz. Para outras doenças o seu uso pode ser ineficaz.

    Quanto à hipotese de legalização do aborto é inadmissível. Se o Cardeal Martini disse realmente que matar o feto por nascer legalmente é uma coisa boa porque a mãe que mata tem mais condições para matar (reduz o numero de mortes de fetos clandestinas)... ainda bem que não chegou a Papa.
    Matar em condições de higiene é realmente moralmente muito mais aceitável. O pormenor de que é quase certo o aumento do numero total de mortes de seres humanos por nascer é irrelevante, não é?

    António Maria

    ResponderEliminar
  21. Não conheço o texto integral da entrevista ao "L'Espresso", mas já a solicitei. Só assim poderei contextualizar as afirmações do Cardeal Martini.
    Relativamente à legalização do aborto, se for feita dentro de normas éticas bem definidas e debatidas na sociedade de uma forma desapaixonada (sem fundamentalismos de uma ou de outra parte), parece-me que de facto podem diminuir os abortos clandestinos - e até as mortes de mulheres por esses abortos.
    Sem entrar por considerações relativas a alguma hipocrisia, por parte de alguns (sublinho alguns)contestatários de uma despenalização regulada (sublinho regulada) do aborto, há que não ignorar os "dois pesos" para resolver gravidezes indesejadas: os ricos, que podem discretamente tratar do assunto no estrangeiro, e os pobres, que têm de recorrer a "abortos em vãos de escada".
    O actor Ruy de Carvalho teria muito a ensinar a muita gente, na minha opinião, sobre o que é ser "cristão". Releiam o que ele disse sobre o aborto numa entrevista à "Única", aqui há uns tempos.
    Defenda-se a vida de uma forma coerente, desde o início até ao fim, sem esquecer o "durante". Defenda-se efectivamente a família, sobretudo aquelas famílias ameaçadas por uma política neo-liberal; defenda-se efectivamente o direito de crianças deficientes terem oportunidades na escola e no trabalho; defenda-se efectivamente que o direito a uma vida condigna não pertence só aos "mais fortes". Jesus amou sobretudo os fracos, não nos esqueçamos disto. E também disse "quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra". Analisemos bem as situações, e não neguemos aos outros a Misericórdia que pertence a Deus-Amor, e não a nós.
    Continuação de boa quadra Pascal!

    ResponderEliminar
  22. No "El Periodista Digital", as declarações do vice-presidente da CEP foram noticiadas com este título: «Los obispos portugueses, con el cardenal Martini».
    É raro poder acompanhar a formação de uma autêntica bola de neve... :)

    ResponderEliminar
  23. Um esclarecimento: o post inicial remete para um colóquio entre o Cardeal Martini e Ignazio Marino, reputado cirurgião e investigador católico. O diálogo versou bioética e ciências da vida, e foi publicado na edição de 21 de Abril do semanário italiano "L'espresso".
    Um texto a merecer muita atenção...
    JS

    ResponderEliminar
  24. Fixe, esse argumento das hipocrisias dos ricos que podem matar e os pobres não podem.

    Será que podemos também aplica-lo à pedofilia? Os ricos podem ir a paises aonde na pratica a pedofilia não é punida. Será que com base nesse genial argumento deveremos legalizar a pedofilia ou esse argumento só serve para legalizar a morte de seres humanos por nascer atraves do aborto?

    Também podemos aplicar esse "argumento" às touradas de morte, às lutas de cães, ao proxenetismo, à escravatura, à poligamia e à poliandria? Nalguns paises na pratica a escravatura continua a existir. Um rico pode ter uma duzia de mulheres nalguns paises. Será que devemos legalizar a poligamia com sabe nesse argumento?

    Jesus amou sobretudo os fracos, portanto legalizemos a possibidade de matar os mais fracos dos fracos, aqueles que ainda não nasceram. Muito logico.

    Teriamos menos fetos mortos ilegalmente. Acho mesmo que a morte legal é muito mais agradavel. O facto de certamente termos mais abortos no seu total é algo que não pesa nas consciencias.
    Afinal de contas ninguem os vê e já se sabe que longe dos olhos longe do coração.


    António Maria

    ResponderEliminar
  25. O império contra-ataca:
    Numa entrevista a uma rádio colombiana, o cardeal Trujillo declarou que a Igreja "não pensa retroceder nem um milímetro" na doutrina sobre o preservativo; e que as palavras de Martini "não passam de opiniões pessoais que não reflectem a doutrina".
    Estou abichornado...

    ResponderEliminar
  26. A saga continua: o El País de hoje publica uma entrevista com Trujillo, onde se aborda a questão do preservativo e sida, do aborto, da eutanásia, e das palavras de Martini. Apenas para esclarecer quem dita as regras...

    ResponderEliminar
  27. Palpita-me que estes "integristas" espanhóis vão ter uma surpresa com este Papa. ESperem pela visita de Bento XVI a Espanha...

    ResponderEliminar
  28. antigamente desde k lutassem pela igreja podiam ter peste..
    mudam-se os tempos e as ideias..
    ,lol

    ResponderEliminar