Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 12, 2011

Padre recusa fazer baptismos

O pároco de Benavente, Tarcísio Pinheiro, recusa baptizar na sua paróquia filhos de pais que vivem em união de facto, celebraram casamento no civil, ou cujos padrinhos não sejam baptizados ou casados pela Igreja.

Empenhado em cumprir as regras do direito canónico, Tarcísio Pinheiro explicou que "as crianças quando impedidas de serem baptizadas em bebés podem-no fazer aquando da catequese, altura em que já possuem o uso da razão". O padre acrescenta que apenas baptiza crianças fruto de casamento civil quando os pais estão divorciados de anteriores casamentos católicos. "Esta é uma situação irreversível, porque os pais não podem voltar a casar-se pela Igreja", explicou o sacerdote.

Tarcísio Pinheiro adiantou que sempre baptizou filhos de mães solteiras e afirma não compreender por que razão há párocos que não seguem as mesmas regras no baptismo.

O sacerdote disse ficar descontente por outros padres de paróquias vizinhas aceitarem baptizar crianças nessas situações, facto que levou a que fizesse uma exposição ao Cardeal--patriarca. Acrescenta ainda que "os párocos de Salvaterra de Magos e de Alverca defendem iguais restrições no baptismo".

Fonte: Correio da manhã

1 comentário:

  1. Quem sou eu para discordar? Mas discordo!

    Ninguém pede "sushi" sem conhecer. Ou há um amigo que já provou e recomenda, que insiste connosco... ou então morremos sem experimentar.

    Com a fé é identico. Não acredito que um filho de pais casados apenas no civil, venha a pedir o baptismo assim do "nada". É preciso experimentar para gostar, é preciso que sejamos tocados para que nos abramos á fé.

    Ninguem pede, nem sente falta daquilo que não conhece!

    Talvez os próprios pais se sentissem tocados, na preparação para o batismo do seu filho... nunca iremos saber!

    Se a semente cair em terra fértil...

    ResponderEliminar