segunda-feira, janeiro 03, 2011

As + do cinema espiritual de 2010

1º INVICTUS


Nelson Mandela, retratado em ‘Invictus’, “apesar dos muitos anos que permaneceu firme na prisão e vemo-lo a conduzir o seu povo até à reconciliação”.

2ºDOS DEUSES E DOS HOMENS

Nos anos 90 oito frades católicos vivem num mosteiro no meio das montanhas na Argélia. A violência e o terror fudamentalista instalam-se progressivamente na região mas os frades decidem ficar, custe o custar...

3º La ULTIMA CIMA


A vida de um sacerdote. Um êxito em Espanha e na América do Sul

4º O CONCERTO




O protagonista de ‘O concerto’, Andrei Filipov, era o director da orquestra do Teatro Bolshoi de Moscovo que sofreu represálias da parte das autoridades políticas até ser convertido no encarregado de limpeza das instalações. Mesmo assim, continua a sonhar em encontrar a harmonia perfeita interpretando o concerto para violino e orquestra de Tchaikovski”.

5º THE SECRET OF KELLS

Um excelente filme. Nela combinam a beleza da imagens e a música con uma historia apaixonante. Cada palavra, cada cena tem um significado ímplicito. Ver este filme é como ter entre as mãos ess tesoro que é o livro de Kells.

6ºUM SONHO POSSÍVEL


Um jovem afro-americano apelidado de Big Mike “consegue superar a marginalização, convertendo-se num destacado jogador de futebol americano no filme 'Um sonho possível', vencedor de um Óscar. A ajuda de Leigh Anne, genial mãe coragem interpretada por Sandra Bullock, cujas convicções cristãs a levam a acolhê-lo na sua família, vai dar-lhe força para vencer as dificuldades, proporcionando-lhe uma experiência de sentir-se amado que o ajudará a renovar a confiança nas pessoas”.

7º CRONICAS DE NARNIA - A VIAGEM DOS PEREGRINOS DA ALVORADA

As histórias de fantasia ajudam-nos pelo menos a pensar sobre o que pode existir para além da nossa realidade cotidiana. Se não existissem sonhos o progesso não seria possivel... o mundo estagnaria. É evidente que existem outros mundos para além do nosso.

8º VIVIR PARA SIEMPRE



VEJA FILMES QUE VALEM A PENA...

Já agora em 2009, o cinema espiritual escolheu os seguintes:
1) Gran Torino (Clint Eastwood, 2008);
2) Amazing Grace (Michael Apted, 2006);


“William Willeforce era um deputado do parlamento britânico dos princípios do século XIX que lutou tenazmente a partir das suas convicções cristãs pela abolição da escravatura. Em ‘Amazing Grace’ veremos a sua luta e persistência para enfrentar todos os obstáculos”.

3) Katyn (Andrzej Wajda, 2007);
4) Quem quer ser bilionário (Danny Boyle, 2008);
5) O visitante (Thomas McCarthy, 2007);


“O pequeno Óscar é uma criança com leucemia, a quem uma voluntária convida, nos poucos dias que lhe restam, a escrever um conjunto de cartas de Deus. Baseada na obra “Oscar e La Dame Rose”, de Eric-Emmanuel Schmitt, o mesmo autor realiza um filme baseado nesse argumento.

6) A caixa de Pandora (Yesim Ustaoglu, 2008);
7) Despedidas (Yojiro Takita, 2008);
8) O estranho caso de Benjamin Button (David Fincher, 2008);
9) A elegância do ouriço (Mona Achache, 2009);
10) Frozen River (Courtney Hunt, 2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário