Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 12, 2005

DESCOBERTA A PISCINA DE SILOÉ

Escavadores da Velha Jerusalém descobriram as ruínas da piscina de Siloé em que, segundo relata o Evangelho de São João, Jesus curou a um homem cego de nascimento. Este descobrimento seria uma nova confirmação da historicidade e autenticidade da Bíblia. Mais uma vez a ortodoxia bíblica é comprovada cientificamente.
James H. Charlesworth do Seminário Teológico de Princeton, um perito no Novo Testamento, assinalou ao jornal Los Angeles Times que "alguns estudiosos afirmavam que a piscina de Siloé não existia e que João estava usando as crenças religiosas. Agora encontramos a piscina de Siloé… exatamente no lugar no que João disse que estava”. Um evangelho do qual se dizia “era pura teologia, resultou ser base histórica”, acrescentou.“Precisamos saber quão grande é. Este poderia ser o maior e importante miqveh (piscina ritual) que se encontrou alguma vez”, precisou.
Por sua parte, o arqueólogo Ronny Reich da Universidade de Haifa, que participa das escavações, afirmou que a lei dos antigos judeus exigia que estes peregrinarão a Jerusalém pelo menos uma vez ao ano. "Jesus era mais um peregrino que vinha até Jerusalém. Seria natural encontrá-lo lá”, remarcou.
Os escavadores descobriram a piscina de Siloé a 180 metros de outra piscina que foi construída entre os anos 400 e 460 A.C. pela imperatriz Eudocia do Bizancio, quem, segundo os peritos, encarregou a reconstrução de vários lugares bíblicos.
Arqueólogos afirmam que a piscina a qual se refere São João no seu Evangelho deveu ser construída ao redor do primeiro século A.C. e destruída pelo imperador romano Tito no 70 D.C.
Eli Shukron do Israel Antiquities Authority afirmou que está “100 por cento seguro de que se encontravam diante da piscina do Siloé”.

2 comentários:

  1. Não sabia de mais esta. Obrigado pela informação. Pena que não vá ser divulgada, como as outras.

    (há dias andei na internet em busca já não sei do quê; num blog americano que encontrei, lia-se "só no séc. XVI é que o Vaticano admitiu que TALVEZ as mulheres tivessem alma :P; e num francês, dedicado ao 'ocultismo' e à 'deusa Maria Madalena', uma mulher gritava entusiasmada: "Bem me parecia que o Vaticano anda a mentir! Afinal, nos evangelhos apócrifos diz-se que Jesus CONHECIA PESSOALMENTE o João Baptista!!!' :P "

    ResponderEliminar
  2. Excellent, love it!
    »

    ResponderEliminar