Powered By Blogger

quinta-feira, setembro 24, 2009

Bispo de Viseu vai reunir com padres que pediram dispensa

Em Ano Sacerdotal, D. Ilídio Leandro lembra aqueles que «abandonaram» esta missão
O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, vai convidar todos os sacerdotes da diocese que pediram dispensa das ordens sacras, para um encontro de partilha e reflexão.

O anúncio foi feito num encontro com os antigos alunos dos seminários.

Segundo o Gabinete de Informação da Diocese, “por variadíssimas razões, muitos sacerdotes pediram dispensa do exercício de ordens, sobretudo nos anos mais próximos à realização do Concílio Vaticano II”.

“Muitos deles não deixaram de se manifestar disponíveis para o serviço de evangelização, como membros responsáveis, nas comunidades onde vivem”, pode ler-se na página diocesana na Internet.

Segundo o comunicado, “nem sempre a hierarquia olhou para eles como um recurso a aproveitar, havendo mesmo, por vezes, desconfiança e distanciamento”.
Um pequeno grupo de trabalho está a preparar o encontro.
Fonte: Agencia Ecclesia.
É destas iniciativas que a Igreja precisa. Iniciativas de inclusão e não de exclusão. É mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa e quanto não foram aqueles que, apesar de terem vocação, tiveram de abandonar o exercicio sacerdotal, por meras razões disciplinares...

1 comentário:

  1. Tenho muita pena quando um sacerdote abandona o seu ministério. È bom que continuem a participar na obra do Senhor, afinal uma vez padres, padres serão até morrer. Eu acho que em vez de os afastar devemos amá-los. Sabe Deus por quantas provações já passaram até este momento de decisão, e quantas lutas interiores travaram? Só Deus sabe. Por isso,todos nós católicos, que vamos à missa por fé verdadeira ou porque até fica bem, que achamos que o Sr. Padre tem de estar sempre disponível para nós, quantos nos lembrmos de rezar por eles? è para reflectir.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar