Voto responsável, é aquele que cada um faz em consciência e não aquele que é feito por influência de alguém, que é o que os padres fazem, inclusivé, nas suas homilias. Isto, parece-me de todo inconcevível e manipulador. Em absoluto, não concordo com estas atitudes. Num dos videos fala na solidariedade. É certo, que é da competência do Estado praticá-la com justiça. Mas como tal não acontece, julgo que a Igreja o deveria fazer. Pelo que me é dado saber, ela limita-se a fechar os olhos, quer à pobreza material, como ainda e o que é mais grave, à pobreza espiritual. No meu entendimento, a Igreja tem o dever de olhar pelos seus fiéis, ou será que estou errada?
Não não está enganada. A Igreja olha pelos seus interesses. O controlo do poder. Imagine que pese embora a passagem do candidato do PSD pela cãmara de Lisboa ter sido aquilo que todos vimos, a Igreja já disse que o apoiaria pois ele já prometeu que iria ajudar a Igreja. Uma mão lava a outra.
Sofia, muito gostaria de conhecer o seu pároco. Pela sua manifesta indignação, a sua paróquia é um exemplo de virtude. Quanto à minha, deixa muito a desejar e, olhe que tenho ouvido estas mesmas queixas a outros paroquianos e até de outras terras. Estime e ame o seu padre, pois se o perder, dificilmente voltará a ter um igual. Não me leva a mal no que lhe vou dizer, é apenas um desabafo... invejo-a.
Voto responsável, é aquele que cada um faz em consciência e não aquele que é feito por influência de alguém, que é o que os padres fazem, inclusivé, nas suas homilias. Isto, parece-me de todo inconcevível e manipulador. Em absoluto, não concordo com estas atitudes.
ResponderEliminarNum dos videos fala na solidariedade. É certo, que é da competência do Estado praticá-la com justiça. Mas como tal não acontece, julgo que a Igreja o deveria fazer. Pelo que me é dado saber, ela limita-se a fechar os olhos, quer à pobreza material, como ainda e o que é mais grave, à pobreza espiritual.
No meu entendimento, a Igreja tem o dever de olhar pelos seus fiéis, ou será que estou errada?
D. Mª José: "O que lhe é dado a saber" realmente não é nada...
ResponderEliminarA Igreja não olha só pelos "seus fiéis" mas contribui para os que o são ou não e precisam que de apoio material quer de apoio espiritual.
Pelos vistos tem de se informar melhor...
E quanto ao voto resposável, acho muito bem a Igreja apelar ao voto responsável!
M.José Tavares.
ResponderEliminarNão não está enganada. A Igreja olha pelos seus interesses. O controlo do poder. Imagine que pese embora a passagem do candidato do PSD pela cãmara de Lisboa ter sido aquilo que todos vimos, a Igreja já disse que o apoiaria pois ele já prometeu que iria ajudar a Igreja. Uma mão lava a outra.
Todos podem dar opiniões sobre a Igreja, mas a Igreja e, neste caso leigos, fazem alguns videos para manifestarem a sua opinião e aqui del Rei...
ResponderEliminarSofia, muito gostaria de conhecer o seu pároco. Pela sua manifesta indignação, a sua paróquia é um exemplo de virtude.
ResponderEliminarQuanto à minha, deixa muito a desejar e, olhe que tenho ouvido estas mesmas queixas a outros paroquianos e até de outras terras.
Estime e ame o seu padre, pois se o perder, dificilmente voltará a ter um igual.
Não me leva a mal no que lhe vou dizer, é apenas um desabafo... invejo-a.
o essencial! para pior, é clro!!!!
ResponderEliminar