Powered By Blogger

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Papa nomeia três presidentes da CELAM?!!!

Segundo o anúncio, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Bento XVI nomeou como presidentes da Conferência estes três cardeais:
  • Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para América Latina;
  • Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago do Chile e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM);
  • Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O Santo Padre também nomeou como secretário-geral da Conferência Geral Dom Andrés Stanovnik, O.F.M. Cap., bispo de Reconquista e secretário-geral do CELAM; e como secretário adjunto Dom Odilo Scherer, bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O comunicado vaticano recorda que a Conferência foi convocada pelo Papa para que se realize nos dias 13 a 31 de maio de 2001, e que será inaugurada pelo próprio Papa em sua primeira visita à América Latina.

PORQUE SERÁ?

PORQUE É TÃO ESPECIAL ESTA CONFERÊNCIA EPISCOPAL?

2 comentários:

  1. Esclarecendo:

    - há o CELAM: Conselho Episcopal Latino-Americano, que coordena 22 Conferências Episcopais de países da América Latina e Caribe; tem como presidente o cardeal Francisco Ossa;

    - há a CELAM: Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, convocada por quinta vez e que vai decorrer em Maio do próximo ano, na Aparecida - Brasil. Presidirão aos trabalhos Re (representante papal), Ossa (do CELAM) e Agnelo (da anfitriã CNBB).

    ResponderEliminar
  2. será que o avanço galopante dos evangélicos terá alguma coisa a ver?

    ResponderEliminar