Powered By Blogger

quinta-feira, agosto 18, 2005

A MORTE EXPLICA A VIDA


A vida do Irmão Roger não terminou. Existe um legado rico de conteúdos que o mundo e a Igreja saberão acolher. Assim, como nos primórdios do Cristianismo «o sangue de mártires era semente de cristãos», a sua morte continuará a gritar o valor da oração e reflexão como caminho para a unidade entre os cristãos, e destes com os de outras religiões e não-crentes.

«Nunca esqueçamos que o simples desejo de Deus é já o começo da fé.»

«No mais profundo da condição humana repousa a espera de uma presença, o silencioso desejo de uma comunhão. Não esqueçamos nunca que este simples desejo de Deus é já o começo da fé
».

Carta aos jovens no encontro de Taizé em Lisboa

  • Deus tem para vós desígnios de paz e não de calamidade; Deus quer dar-vos um futuro e uma esperança.
  • Tens hesitações? Não te inquietes, pois o Espírito Santo permanece em ti.
  • Há quem tenha feito esta descoberta surpreendente: o amor de Deus pode também desabrochar num coração marcado pela dúvida.
  • Um coração simples não tem a pretensão de compreender sozinho tudo o que diz respeito à fé. Mas pensa: aquilo que não entendo bem, outros o compreendem melhor e esses ajudam-me a prosseguir caminho.
  • Simplificar a vida permite partilhar com os mais carenciados, de forma a aliviar a dor, onde quer que exista doença, pobreza, fome…
  • Julgamos que para rezar são necessárias muitas palavras?8 Não. Na verdade, bastam poucas palavras, por vezes desajeitadas, para entregar tudo a Deus, tanto os nossos medos como as nossas esperanças.
  • A oração não nos afasta das preocupações do mundo. Pelo contrário, não há nada de mais responsável que a oração: quanto mais vivermos de uma oração muito simples e humilde, mais somos levados a amar e a expressar o amor através da nossa vida.»

“Tendo tomado conhecimento, com viva emoção, do falecimento trágico de Frère Roger, acontecido na Igreja da Reconciliação, o Santo Padre faz subir a Deus uma fervorosa oração pelo repouso da alma desta testemunha infatigável do Evangelho da Paz e da Reconciliação” MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI

3 comentários:

  1. Quem viu o seu olhar e o seu sorriso não duvida...está no céu! Obrigado

    ResponderEliminar
  2. É pena que pessoas com uma alma assim desapareçam desta forma. Ficam os seus ensinamentos

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos:
    Fiz uma homenagem ao irmão Roger em www.sergioprata.com.br/port/frereroger.htm
    onde conto também minha experiencia de fé em taizé.

    ResponderEliminar